1 1
Desafios e perspectivas do sistema orgânico de produção

O sistema orgânico de produção tem crescido notavelmente no Brasil e no mundo
 
Os produtos cultivados neste sistema são mais saudáveis, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, e de qualidade superior. Mas a produção orgânica nacional enfrenta alguns entraves.

O principal deles é a deficiência na disponibilidade de sementes orgânicas, já que, de acordo com a instrução normativa nº64, criada em 2008, a partir de 2013 toda semente utilizada no sistema orgânico deve ser produzida no mesmo sistema.

Na opinião de Warley Nascimento, pesquisador da Embrapa Hortaliças e coordenador do X Curso sobre Produção de Sementes de Hortaliças, que aconteceu de 28 a 30 de julho em Brasília, o curto espaço de tempo definido pela instrução normativa não será suficiente para a produção de sementes em quantidade e qualidade para atender à demanda da produção orgânica de hortaliças 

Para tentar solucionar o problema, a Embrapa criou projetos dedicados a estudar todo o processo do sistema orgânico, passando por métodos alternativos de controle, técnicas de manejo e irrigação e até melhoramento genético. Estão sendo criadas variedades adaptadas ao sistema orgânico e outras variedades, já existentes, estão sendo avaliadas para que se adequem ao sistema produtivo. 

Fonte: Portal Dia de Campo / Expresso MT
 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda