1 1
Abcsem apoia curso de sementes promovido pela Embrapa

O X Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, realizado pela Embrapa Hortaliças, entre os dias 28 e 30 de julho, em Brasília, contou com o apoio da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). Durante o evento, a associação, que foi chamada a compor a mesa no início dos trabalhos, contou com a representação de seu consultor de Relacionamento Institucional, Marcio Nascimento, que ministrou uma palestra sobre o Mercado Brasileiro de Sementes de Hortaliças e suas Tendências.

A situação atual do mercado de sementes de hortaliças mundial, o cenário e dados deste mercado no Brasil, suas tendências e perspectivas de negócios futuros e a importância do insumo semente e seu ‘efeito multiplicador’ na cadeia produtiva de hortaliças, foram os principais tópicos desenvolvidos durante a palestra.

O curso teve como objetivo apresentar tecnologias para o aprimoramento da produção e qualidade de sementes de hortaliças, bem como discutir problemas do setor sementeiro olerícola do Brasil. Os assuntos abordados foram desde a legislação de sementes, como a tecnologia de produção, da lavoura à colheita, passando pelas técnicas de beneficiamento, secagem, armazenamento e análise de sementes.

Um dos principais temas discutidos foi a questão dos entraves para a produção de sementes orgânicas, devido às dificuldade inerentes a esta atividade. De acordo com a instrução normativa nº 64, criada em 2008, a partir de 2013 toda semente utilizada no sistema orgânico deve ser produzida no mesmo sistema. Assim, as dificuldades na produção das mesmas poderá trazer problemas no que se refere à oferta deste tipo de sementes pela empresas e causar impactos diretos na produção nacional de orgânicos.

Para o pesquisador da Embrapa Hortaliças e coordenador do curso, Warley Nascimento, o curto espaço de tempo definido pela instrução normativa não será suficiente para a produção de sementes em quantidade e qualidade para atender à demanda da produção orgânica de hortaliças. Por isso, visando solucionar o problema, a Embrapa criou projetos dedicados a estudar todo o processo do sistema orgânico, passando por métodos alternativos de controle, técnicas de manejo e irrigação e até melhoramento genético.

Segundo Marcio Nascimento, “a iniciativa da Embrapa de promover o curso, apoia o desenvolvimento de profissionais que venham a dedicar-se à atividade de produção de sementes de hortaliças no Brasil. E a Abcsem, que muito bem representa a maioria das empresas de sementes de hortaliças do país, ao apoiar um evento como este, ajuda o Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças (CNPH) da Embrapa a torná-lo cada vez mais conhecido e consolidado”, acredita.

Fonte: ArtCom Assessoria de Comunicação 

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda