1 1
Melancia tipo exportação

Agricultores do município de Uruana, em Goiás, estão colhendo a safra da melancia. Boa parte da produção será exportada.

São seis mil hectares de lavouras. O agricultor João Moreira Neto é um dos 300 produtores da região. Este ano, ele reservou uma área de 110 hectares para o plantio da fruta. A maior parte da colheita vai para a Argentina.

Para conquistar o mercado o seu João teve de comprovar que a plantação estava livre de pragas e doenças. Ele instalou entre os pés de melancia uma espécie de gaiola. São armadilhas para o controle da mosca da fruta, uma praga que causa grande estrago na agricultura tropical.

“Nós tivemos um trabalho de quatro anos de estudo para provar que em nossa região não existe a mosca da fruta. Mesmo provando que não existe a mosca da fruta toda lavoura continua sendo monitorada para a gente conseguir a exportação”, explicou seu João.

Nesta época do ano, o trabalho no campo é intenso por causa da colheita. A atividade gera no município cerca de três mil empregos diretos e indiretos. O período de colheita se estende até outubro.

O agricultor Euídes Sebastião Carneiro investiu na produção de melancia há 15 anos. Apesar do bom resultado, o fruticultor não está satisfeito. Ele reclama do baixo preço do produto. Hoje, a melancia é vendida a R$ 0,22 o quilo.

“A produtividade está boa. O problema é que demos azar com o frio e o preço caiu bastante”, disse seu Euídes.

Com a queda da temperatura, o consumo da melancia diminui bastante, o que afeta, diretamente, o preço da fruta.
 

Confira a reportagem completa sobre o assunto acessando o link a seguir: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1317120-7823-GO+AGRICULTORES+DE+URUANA+COLHEM+A+SAFRA+DA+MELANCIA+,00.html

Fonte: Globo Rural


 
 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda