1 1
Projeto desenvolve horta no Lar de Crianças Santa Rita

Damião Duque de Farias, reitor da UFGD, em visita recente ao projeto no Lar Santa Rita - (Foto: Néstor Zárate) 


Lar de Crianças Santa Rita recebe o projeto de horta caseira e horto de plantas medicinais desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As hortaliças são produzidas de forma orgânica e ajudam a complementar a alimentação das crianças que, assim, aprendem hábitos alimentares saudáveis. Da mesma forma, as crianças e os funcionários do Lar aprendem a lidar com as hortaliças para a manutenção das hortas.

Entre os alimentos gerados estão rabanetes, beterrabas, alfaces, salsinhas, chicórias, cebolinhas, cenouras, e almeirão.

O projeto é coordenado pelo professor Néstor A. Heredia Zárate, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), com cinco alunos do 8º semestre do Curso de Agronomia que colocam em ação as teorias, práticas e pesquisas da disciplina de Olericultura. Esse projeto também é desenvolvido no Orfanato Ebenézer e no Lar do Idoso.

A formação de uma horta, com espécies de maior valor nutritivo e maior uso alimentar, e a formação de um horto de plantas medicinais, permite que as pessoas tenham um contato direto com a terra e o prazer de se sentir útil com ele mesmo e com as pessoas de seu redor.

As técnicas de cultivo ensinadas são preparo do solo, formação de canteiros, semeadura, plantio, transplante, amontoa, irrigação, capinas e colheita.

No projeto atual está previsto a implantação de um horto de plantas medicinais que será composto de 15 espécies mais conhecidas pela medicina popular e que será coordenado pela Profa. Maria do Carmo Vieira, da FCA.

Fonte: Agora MS
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda