1 1
29ª Expoflora é atração do turismo de Holambra

Holambra é a cidade, mais visitada na primavera, afinal é reconhecida pela produção e comercialização de flores e plantas, unindo a tecnologia com os conhecimentos de cultivo.  Holambra conquistou o título de “Cidade das Flores”, graças principalmente aos pioneiros holandeses, que se instalaram no Brasil no final da Segunda Guerra Mundial.

Era uma época em que os imigrantes precisavam de novas oportunidades, tendo em vista que o terreno Alemão estava destruído pelo bombardeio. Ao se adaptarem, criaram um novo modo de vida iniciando o cultivo e comercialização de flores e plantas.

Com apenas 15 anos de fundação o município dispõe de um dos mais altos índices de qualidade de vida de todo o Brasil e estar lá é como conhecer um pedacinho da Holanda. O tamanco de madeira confeccionado artesanalmente, a tulipa flor símbolo da comunidade holandesa, a arquitetura típica, o moinho e claro, as flores, fazem parte da cultura destes pioneiros.

Anualmente, desde 1981, Holambra realiza a maior exposição e vendas de 200 espécies e mais de 2 mil variedades dessas flores e plantas, para dar as boas vindas para a primavera. A Expoflora está em sua 29ª edição, e neste ano espera cerca de 300 mil visitantes, em uma área de 250 mil metros quadrados.

A Expoflora

Realizada na antiga colônia holandesa, localizada a 140 km de São Paulo, é a maior exposição de plantas e flores ornamentais da América Latina, que terá um espaço de 750 metros quadrados e uma equipe de 25 pessoas que serão comandadas pelos paisagistas e decoradores Jan Willem Van Der Boon e Jessica Drost. Foram R$ 3,5 milhões investidos no evento, além de cinco mil empregos gerados, de maneira direta e indireta.

A infraestrutura conta com um estacionamento com capacidade de cinco mil veículos no sistema rotativo, posto médico, sanitários, fraldários, bebedouros, área de descanso, equipe de apoio, caixas eletrônicos e duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes que vão de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas. A novidade de 2010 é o pannekoeken um dos pratos preferidos dos holandeses. Trata-se de uma fritada que tem o formato da pizza, mas o recheio é incorporado à massa, como na omelete, e gratinado com queijo Gouda. O pannekoeken está para os holandeses como a pizza está para os paulistanos, algumas das mais de 500 Pannekoek Huis (casa de pannekoeken) existentes na Holanda são pontos turísticos.

Atrações

A edição de 2010 da Expoflora terá como foco os jardins residências para atender as fases diferenciadas da vida familiar contemporânea. Entre as soluções estão os jardins para os casais com ou sem filhos, com famílias grandes ou pequenas, cujos filhos já não vivem mais na casa e casais que já atingiram a melhor idade. A novidade esse ano é o concurso por meio do qual os visitantes poderão votar (pelo site www.floraldesign.com.br/mostra2010), no ambiente que mais gostar e, assim, concorrer a um dos 20 projetos de jardim residências que serão desenvolvidos pelos profissionais participantes da mostra.

Os organizadores da mostra, a engenheira agrônoma Ana Rita Gimenes e o economista especializado em marketing internacional Ralph G. Dekker, explicam que cada fase familiar possui necessidades, desejos e prioridades diferenciadas. Assim, lançaram um desafio aos profissionais: criar e antecipar, de maneira criativa, as tendências do paisagismo para a Primavera 2010, propondo projetos que caibam em todos os orçamentos familiares. Aproximadamente 35 profissionais, entre arquitetos, agrônomos e decoradores de Holambra, Campinas, Santo Antonio de Posse, Itatiba, São Pedro, Mogi Mirim, Vinhedo, Americana, Paulínia e Cabreúva participam do projeto. 

Outra atração será o carro-chefe da Expoflora, que é a exposição de arranjos florais. A exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado. Este ano a entrada da exposição será a nave de uma igreja.

E ainda, uma das mais concorridas atrações da Expoflora, a Chuva de Pétalas, onde são utilizadas, por dia, 150 quilos de pétalas de rosas, e é realizada diariamente às 17h, além disso, terão shows musicais nos dias 6, 11 e 25 de setembro após as 17h30.

Terá também o passeio turístico por Holambra, que mantém suas tradições na arquitetura, na cultura e na culinária holandesa. Com direito a um city tour com monitores pelos pontos turísticos da cidade, sendo oferecidas duas opções de visita às fazendas produtoras: campo de flores ou campo de rosas. O passeio faz uma parada monitorada no Moinho Holandês, o mais alto da América Latina, com 38 metros de altura, e cópia fiel de seus similares em funcionamento na Holanda.

As Danças Típicas Holandesas, com 300 jovens holambrenses, é apresentada de hora em hora nos três palcos do recinto. O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet SchoENmaker.

Para atrações com flores e plantas, a Expoflora trará mais uma vez para venda exclusiva no Brasil, a Rosa Multicolorida, batizada pelos visitantes de 2007 como Rosa Aquarela. Criada pelo produtor holandês Peter van de Werken, a rosa apresenta pétalas de diferentes cores em uma mesma flor, com variações que vão dos tons fortes aos suaves, dos cítricos aos elegantes, dos claros aos escuros. Também terá a Lovely® Red – a rosa sem espinhos, produzida pela Reijers Agrofloricultura, que não poupou pesquisas para desenvolver uma variedade de rosa vermelha de botão grande (10 cm), haste longa e sem espinhos. Esta variedade permite fazer a dobra das pétalas sem perder a qualidade do produto, deixando os arranjos ainda mais belos e imponentes.

Serviço:

A Expoflora será realizada dia 2 de setembro e tem duração até o final do mês, dia 26 de setembro, das 9h às 19h. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria e tem valor de R$27, crianças até 5 anos a entrada franca. Mais informações pelo e-mail contato@expoflora.com.br ou pelo telefone (19) 3817-2228.

Fonte: Jornal Local

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda