1 1
A vez dos orgânicos

A produção de alimentos orgânicos vem se tornando uma boa opção de renda para pequenos agricultores do Rio Grande do Norte.

Atualmente, o agricultor Manoel Vicente consegue até mil reais por mês com a venda dos produtos. A iniciativa de plantar orgânicos começou após fazer o empréstimo através do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Direto da horta para a mesa do consumidor. Tudo feito através de um processo natural, sem a utilização de nenhum produto químico, o que garante a qualidade da verdura colhida.

A ideia tem ajudado a diversificar a produção e gerar renda através da agricultura familiar. Com o dinheiro, o seu Manoel ele fez a cobertura do plantio e comprou equipamentos para irrigação. Em menos de um ano conseguiu triplicar o número de hortaliças plantadas.

“Depois de setembro, eu pretendo fazer outra cobertura apropriada para o coentro. Se Deus quiser, isso vai aumentar minha produção”, disse seu Manoel.

Para alcançar bons resultados o agricultor contou com a orientação da Emater da região seridó. Uma vez por semana, o técnico agropecuário visita a propriedade dando novas informações sobre o cultivo de verduras orgânicas.

“Ele vai vendo qual a melhor condição de produzir, de que forma está produzindo melhor. Ele é quem sabe exatamente como sua cultura responde melhor, há que tipo de tratamento e em que época”, explicou Adamilton Cunha, técnico agropecuário da Emater.

Com o que sobrou do empréstimo deu até para comprar algumas cabeças de gado. Foram sete até o momento. Ele também conseguiu comprar uma máquina de bordar para a mulher. É uma ajuda a mais para complementar a renda no final do mês.

Usando exemplos positivos como o do seu Manoel, a Emater espera que outros agricultores passem a investir no cultivo de orgânicos.
 

Acesse o link a seguir e confira a reportagem completa sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1315216-7823-RN+PRODUOO+DE+ALIMENTOS+ORGENICOS+I+OPOO+DE+RENDA+PARA+PEQUENOS+AGRICULTORES+,00.html
 

Fonte: Globo Rural
 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda