1 1
Rede de produtores rurais ajuda moradores de centros urbanos a desbravar o campo

Iniciativa recebe voluntários para trabalhar na plantação de orgânicos em troca de estadia e alimentação

Você não faz a mínima ideia de como são produzidos os grãos, legumes ou frutas orgânicas que chegam à sua mesa? Então conheça o World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF), uma rede mundial de proprietários rurais que busca voluntários para trabalhar nos seus projetos orgânicos em troca de estadia e alimentação.

Além de aprender mais sobre esse modo de produção, o WWOOF oferece às pessoas com pouco dinheiro a possibilidade de conhecer o mundo, já que a iniciativa reúne propriedades rurais em pouco mais de 50 países, inclusive o Brasil.

A idéia nasceu na Inglaterra, em 1971, quando Sue Coppard, uma jovem secretária londrina, decidiu ajudar pessoas residentes em grandes centros urbanos a se conectar com o campo e, de sobra, apoiar o movimento orgânico. Coppard começou levando grupos para trabalhar em fazendas dos arredores de Londres durante os finais de semana.

As propriedades cadastradas hoje variam de pequenas unidades familiares a fazendas com centenas de hectares. A diversidade de tarefas também é grande, da produção de mel à criação de cabras. O que vale é que sempre sobra tempo livre para conhecer as redondezas.

No Brasil o WWOOF atua desde 2007. Segundo a coordenação local do programa, no país, há 60 propriedades cadastradas em 12 Estados, a maioria da Bahia. As fazendas nacionais recebem cerca de 20 voluntários por mês, entre brasileiros e estrangeiros.

Para ter acesso à lista das fazendas cadastradas no projeto, os interessados devem fazer um cadastro no site do WWOOF, mediante o pagamento de uma taxa anual de algo em torno de R$ 70,00. Já os produtores rurais que desejam receber voluntários em suas propriedades, devem se informar no mesmo site sobre os procedimentos para a inscrição.


Fonte: Instituto Akatu
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda