1 1
Paisagismo e jardinagem valorizam espaço urbano

As flores e plantas que brotam nos canteiros, rótulas e praças da cidade de Aracaju dão vida ao espaço urbano e valorizam os mais diversos ambientes. A arte do paisagismo utiliza cores, texturas, folhas, frutos, nós e ramos para recriar a beleza da natureza, dando novas formas e contornos aos espaços e favorecendo a convivência social. Nos logradouros públicos, onde são realizados os trabalhos paisagísticos, as mudas que crescem a cada estação do ano ultrapassam as fronteiras da função ecológica e enchem os olhos dos cidadãos.

O empenho em manter e revitalizar os espaços públicos com o plantio de árvores e a ampliação de áreas paisagísticas é uma das atividades da equipe de Gerência de Áreas Verdes (Gerav) da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que diariamente realiza esse trabalho dentro de sua programação diária de serviços. Fazemos esse trabalho todos os dias. Preservar a beleza da cidade também é importante para a qualidade de vida, destaca o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney.

A praça Florisval Brito, localizada no bairro Farolândia, é um exemplo de como uma intervenção paisagística pode transformar, de forma positiva, as relações sociais. Nessa praça encontramos uma vegetação densa, com aspecto de abandono, e resolvemos entrar em ação revitalizando a paisagem do local. O que antes era um espaço utilizado para acumular lixo se transformou em um ambiente de convivência social, que com certeza vai aproximar mais os moradores, aponta Francisco Ney.

A harmonia proporcionada pelo paisagismo influencia no relacionamento da comunidade, integrando as pessoas aos espaços públicos, como praças e parques. O morador Felipe Nildanor Silva, residente no bairro Farolândia há 23 anos, percebeu a mudança de imediato e elogiou o trabalho dos funcionários da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Nunca pensei que poderiam fazer isso pela praça. Aqui realmente estava precisando disso e com certeza posso aproveitar mais o local, ficar reunido com os amigos. É mais uma opção de lazer, comenta o jovem.

Números

A intervenção realizada na praça Florisval Brito, assim como em outros logradouros públicos, recebeu uma grande quantidade de material e  recursos humanos. Durante uma semana, a Emsurb colocou seis funcionários trabalhando no local. Primeiro foi realizada a limpeza do local, com o serviço de capinação, e em seguida iniciamos o plantio e a ornamentação da praça. Foram retiradas duas caçambas de lixo, conta Valdir Santos, que integra a equipe da Gerência de Áreas Verdes.

Para a revitalização da paisagem e da jardinagem na praça Florisval Brito foram utilizadas 2.800 mudas, oito árvores e 1.000 metros de grama em placa. Isso tudo resultou no plantio de cajueiro, mangueira, palmeira imperial e ipê. Também colocamos 10 espécies diferentes de mudas. Além disso, utilizamos pedras decorativas e terra vegetal para deixar o lugar ainda mais bonito, acrescenta.

Atualmente em Aracaju existem 170 logradouros públicos, entre canteiros, rótulas e praças, que precisam ser mantidos diariamente. Em alguns casos contamos com o apoio de empresas que colaboram com a preservação ecológica desses locais, informa o gerente de Áreas Verdes.


Fonte: Site Plenário

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda