1 1
Dieta mediterrânea pode entrar na lista de patrimônios da ONU

Para figurar na lista de patrimônios culturais intangíveis da Unesco, a mistura de frutas e legumes frescos com peixe grelhado e azeite de oliva tem de passar por uma votação final, em novembro

As listas de patrimônios da humanidade da Unesco, que celebram locais que variam do lugar de nascimento de Buda à Torre de Londres, estão prestes a ser revigoradas por uma nova e incomum entrada culinária: a dieta mediterrânea.

A ruínas de castelos e templos gregos, entre outros patrimônios mundiais merecedores de proteção, a Organização das Nações Unidas está decidida a acrescentar uma salada de tomate e mozarela temperada com azeite de oliva virgem.

A dieta mediterrânea, com suas frutas e legumes frescos, peixe grelhado e muito azeite de oliva, muito apreciada na Itália, na Grécia e na Espanha, depende de votação final, em novembro, para figurar na lista menos conhecida de patrimônios culturais imateriais da Unesco, que cobre tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, rituais e festivas.

Um prato de massa regado com uma taça de vinho poderá se juntar à lista de 178 experiências culturais que inclui o tango, o canto polifônico dos pigmeus aka da África Central e as rendas artesanais da Croácia. "Esse é um grande sucesso para nosso país, nossas tradições alimentares e nossa cultura", disse o ministro da Agricultura italiano, Giancarlo Galan.

Rolando Manfredini, funcionário de segurança dos alimentos da organização lobista de fazendeiros italianos Coldiretti, afirmou: "É um pouco estranho colocar uma dieta na lista e a primeira vez que eles fazem isso, mas faz todo sentido. Não se trata apenas de cultura; ela também nos permite viver mais e melhor." Segundo a organização, em razão da dieta mediterrânea, os homens italianos estavam vivendo 78,6 anos em média, e as mulheres, 84,1, acima da média europeia. Ainda segundo a Coldiretti, todos que aderem à dieta têm 13% menos probabilidade de sofrer as doenças de Parkinson e de Alzheimer e 9% menos de ter câncer.

Vantagens. Glenys Jones, da unidade de pesquisas em nutrição humana do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha, disse que quatro vantagens particulares deram à dieta seu bom nome: "Frutas frescas são uma maneira excelente de se obter minerais e vitaminas. O azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada e um bom substituto para gorduras saturadas na culinária. A dieta é pobre em carnes vermelhas, mas usa peixes gordurosos que são uma fonte do ácido-graxo essencial ômega-3. E o conteúdo de fibras também é bom; a pessoa se sente mais saciada e, com isso, mais capaz de controlar o apetite."  (TRADUÇÃO DE CELSO M. PACIORNIK)


Fontes: The Guardian (Londres) / O Estado de S.Paulo


Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda