1 1
Hortaliças são as que mais sofrem com frio

AS MAIS SENSIVEIS: Engenheiro agrônomo faz alerta para as baixas temperaturas. Sensibilidade das folhas de hortaliças ao frio é maior. Com isso, perdas de produção são inevitáveis

Não é só o pirassununguense que vem sofrendo nas últimas semanas com as baixas temperaturas. A agricultura é uma das áreas mais prejudicadas. Segundo Orlando Pereira de Godoy Neto, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura, as hortaliças são as que mais sofrem com o frio, podendo em casos extremos ocasionar até a perda total da produção. Além das verduras, ele alerta que outras culturas também podem ter sua produtividade afetada.

“No município temos pequenas áreas com hortaliças, mas estas são bastante influenciadas pelo frio. Dependendo da intensidade, pode dar perda total. O clima tem alta influência no cultivo e reflete diretamente no preço de comercialização”, explicou.

Em outras culturas de produção, como o caso da cana-de-açúcar, do café ou da laranja, o agrônomo aponta que o frio pode sim afetar a produtividade, dependendo da variedade, do posicionamento da gleba na propriedade e do estágio de desenvolvimento. “As variáveis são grandes e isto impossibilita afirmar que toda a área é prejudicada”, disse ele. “Estas culturas tendem a sofrer com as variações climáticas, pois permanecem por um longo período expostas às adversidades, ou seja, céu aberto durante o ano, excesso ou falta de água, altas ou baixas temperaturas”.

Já para a cultura de pastagem, Godoy Neto disse que a situação piora com os pastos secos, devido ao longo período sem chuva. “O frio, associado ao estresse hídrico, pode também reduzir a produção de massa. Esta combinação pode reduzir a capacidade de suporte destes pastos”, explicou ele.

As dicas do agrônomo da Casa da Agricultura para estes produtores se prevenirem da ação do frio é escolher os genótipos mais adaptados ao clima da região onde será implantado e observar as épocas certas para o plantio.


Fonte: Jornal O Movimento


 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda