1 1
Colheita da melancia

Este ano, a estiagem contribuiu com a safra de melancia, em Goiás. Nas plantações irrigadas, o calor ajudou a aumentar a produtividade e a garantir a qualidade da fruta.

O Vale do São Patrício, na região centro-norte de Goiás, concentra os maiores produtores de melancia do estado. Só no município de Uruana foram plantados este ano quatro mil hectares da fruta. São 500 a mais do que na safra passada.

Na fazenda da família Barbosa a colheita só começa daqui a 15 dias. Todos estão ansiosos apostando em uma boa produção. “Apostando no tempo. Um ano de mais calor. Parece que tudo ajuda o comércio da melancia. Esquentando é melhor”, disse o agricultor Rui Alves Barbosa.

A expectativa da família Barbosa é colher 40 toneladas de melancia por hectare. Com produção farta e lavouras livres de pragas e doenças, os produtores conquistaram o mercado internacional. Parte das frutas será vendida para a Argentina.

“É o preço razoável. Não vou dizer que é preço bom. O mercado da Argentina é interessante quando o preço aqui está muito baixo”, avaliou o agricultor Carmo Barbosa.

Este ano especialistas esperam que a produtividade média do município chegue a 37 toneladas por hectare. O clima ajudou no rendimento das lavouras e na qualidade da fruta.

O chefe da Emater, o agrônomo Francisco Delmoni, explicou que, ao contrário do que acontece com outras culturas, o calor favorece a produtividade da melancia. “Para a melancia é excelente. Há condições de manejar a cultura com a quantidade de água que se quer”, disse.

Com o clima favorável o agricultor Joberthe Ribeiro está feliz da vida. Ele colhe bem acima da média do município. São 45 toneladas por hectare. A lavoura dele produziu melancias que chegam a pesar 20 quilos e, o que é melhor, vermelhas e docinhas.

“O preço hoje está bom. Estamos vendendo a R$ 0,35 o quilo da melancia graúda. Tendo uma produção boa, ainda é bom”, avaliou Ribeiro.
 
Confira a reportagem completa sobre o assunto, acessando o link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1347564-7823-ESTIAGEM+CONTRIBUI+PARA+A+SAFRA+DE+MELANCIA+EM+GOIES,00.html
 

Fonte: Globo Rural

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda