1 1
Couve-flor tem diversas propriedades nutricionais



Por Gabriel Miranda

 
Quando bem preparada, a couve-flor – hortaliça delicada e tenra – é uma iguaria única. Do ponto de vista nutricional, também é importante porque é rica em cálcio e fósforo e fonte de folato e vitamina C. Além disso, é livre de gorduras e colesterol e tem teores bem baixos de sódio e calorias.

Originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no século 16. É uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores), pertencente à família Brassicaceae, assim como o repolho, o brócolis e a couve comum.

Como comprar

Escolha cabeças compactas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se envolvida pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de murcha. Quando passada do ponto, a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros.

A couve-flor é uma das hortaliças mais sensíveis ao manuseio. Escolha as cabeças com cuidado, pois as partes danificadas escurecem e apodrecem mais rapidamente. Compre a couve-flor por último, evitando assim que ela seja amassada por outros produtos no fundo do carrinho.

A couve-flor fresca também pode ser encontrada na forma minimamente processada, já limpa, picada e embalada. Quando nesta forma, deve obrigatoriamente estar em gôndola refrigerada, para adequada conservação. Evite comprar este tipo de produto quando ele estiver com pontos escuros e com líquido no fundo da embalagem.

Como conservar

A couve-flor se estraga rapidamente, por isso compre somente a quantidade necessária ao consumo para utilização imediata. Na geladeira pode ser conservada por três a cinco dias sem grande perda de qualidade, dentro de saco de plástico perfurado. Antes de guardar, remova as partes escuras e as folhas, mas não lave a cabeça. Quando guardada já picada, sua durabilidade é ainda menor.

Para congelar, retire o caule mais grosso e as folhas, pique em florzinhas menores e deixe 30 minutos de molho em água e sal (1/4 xícara de sal para um litro de água). Em seguida, escorra, cozinhe em água fervente por quatro minutos, escorra novamente e coloque em água gelada até esfriar. Depois seque bem e envolva em saquinho plástico do qual se retirou todo o ar com uma bombinha de vácuo.

Como consumir

A couve-flor é uma hortaliça de fácil digestão, cujo consumo é indicado para pessoas de todas as idades. O preparo básico consiste na remoção das folhas e das partes muito grossas e duras do caule, seguido pelo cozimento da couve-flor picada ou inteira. Para uniformizar o cozimento da couve-flor inteira, faça um corte em forma de cruz nas partes mais grossas. Cuidado para não cozinhar demais: espere a água ferver, para depois colocar a couve-flor, e mantenha-a ao fogo somente pelo tempo necessário para deixá-la macia e consistente. Cerca de cinco a dez minutos se picada; ou 15 a 20 minutos se inteira.

Para pratos em que a couve-flor seja assada ou frita, cozinhe-a previamente por cerca de oito minutos em água e sal e em seguida coloque em uma vasilha com água fria. Depois, prepare-a de acordo com a indicação da receita. Para descongelar a couve-flor, coloque-a em água fervente com sal.

Dicas

- Para deixar a couve-flor branquinha após o cozimento, coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou suco de limão na água de cozimento;

- Uma cabeça média de couve-flor pesa cerca de 750 g e rende de três a quatro porções;

- Para impedir que a couve-flor provoque gases intestinais, cozinhe-a no vapor;

- Temperos que combinam com a couve-flor: cebolinha verde, páprica, cravo da Índia, noz moscada, coentro, alecrim, tomilho, alho, cebola e azeite.
 

Fonte: Redação Saúde Plena    
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda