1 1
Chuva interfere no preço e qualidade de hortaliças

O solo úmido facilita no momento do plantio e tratos culturais

As recentes chuvas em boa parte do Brasil têm contribuído para "enxugar" a oferta na última semana, sobretudo de hortaliças. Com a umidade nas roças, as atividades de colheita foram reduzidas para as culturas de batata, cebola,cenoura e tomate. O solo úmido, no entanto, facilita no momento do plantio e nos tratos culturais, como é o caso dos produtores de cenoura de Minas Gerais.

A oferta mais restrita de hortaliças contribuiu para o avanço dos preços nos últimos dias. Produtos como a cebola do Vale do São Francisco, que estava sendo vendida abaixo do custo, esteve valorizada. O Vale do São Francisco acabou ganhando espaço no mercado do Sudeste por conta das chuvas na região. Já a batatachegou a subir 85% na Ceagesp na semana passada.

Além disso, a umidade traz mais vigor para algumas culturas. Para a laranja, que estava "murcha" ainda nos pés, o clima chuvoso deve contribuir para que a fruta ganhe peso e, inclusive, para o aparecimento de novas floradas, as quais devem ditar a proporção da próxima safra. Pomares paulistas de manga palmer apresentam frutos em crescimento, e a umidade é essencial para garantir seu bom desenvolvimento. Se confirmada para o fim de outubro, a chuva nas regiões produtoras de mamão também pode contribuir para a qualidade da fruta, cuja qualidade está pouco satisfatória.

Mesmo com chuva e temperaturas amenas nesta semana, as apostas são de que o mercado seja mais aquecido para frutas e hortaliças nos próximos dias, já que o consumidor, como maior poder aquisitivo no início do mês, é mais atuante nas compras.


Fonte: Hortifruti Brasil

 
 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda