1 1
Prefeito inaugura terceira Escola Estufa da Capital

A nova estufa, localizada na Vila Prudente, faz parte do Programa Escola Estufa Lucy Montoro, que tem como meta estimular a produção de hortaliças, verduras, legumes, plantas aromáticas e espécies para paisagismo.

Estimular a produção de verduras, legumes e criar novas hortas comunitárias. Esses são os principais objetivos do Programa Escola Estufa Lucy Montoro, que ganhou mais uma unidade nesta terça-feira (5/10). A nova unidade foi inaugurada pelo prefeito de São Paulo e pelo secretário de Participação e Parceria na Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, Zona Leste da cidade.

A nova estufa faz parte do Programa Escola Estufa Lucy Montoro. Criado em 2008, o programa tem como meta estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, além de retomar o conceito de hortas comunitárias. "Esse é um dos projetos mais importantes voltados para a cidadania. O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, ao lado da criação de viveiros, é a oportunidade que a Prefeitura tem de humanizar a cidade. Além disso, podemos florir as praças e incentivar a criação de hortas comunitárias nas escolas", afirma o prefeito.

A estufa da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba é o terceiro equipamento do tipo na Capital. As outras duas estão localizadas em Parelheiros, na Zona Sul, e na Casa Verde, Zona Norte, e já capacitaram mais de 350 agentes multiplicadores por meio do curso Frutos da Terra - Por uma Cidade Sustentável. Nesse curso, são oferecidas aulas técnicas e práticas sobre o cultivo da terra. Os alunos recebem ainda apostilas, sementes e auxílio técnico.

Além de estimular a produção de alimentos saudáveis e de reeducação alimentar, o programa também tem a função de ser uma alternativa para geração de renda. "A importância da estufa não está somente em ensinar a população a cuidar da terra e das hortaliças, mas está também em incentivar a criação de hortas comunitárias. Temos um caso em que participantes do curso criaram uma horta em uma escola da rede municipal e os alunos passaram a comer vegetais, pois se conscientizaram sobre a importância de uma boa alimentação. Até 2012, as 31 subprefeituras terão uma escola estufa", afirmou o secretario.

As inscrições para o primeiro curso Frutos da Terra - Por uma Cidade Sustentável da Subprefeitura de Vila Prudente/ Sapopemba já estão abertas e devem ser feitas pelo telefone 3113-9710. O curso tem duração de três meses e 50 vagas. O interessado deve ter em mãos o número do RG, um telefone para contato e um e-mail (não obrigatório).

Alimentação saudável
A Secretaria de Participação e Parceria oferece o workshop Da horta à mesa onde são abordados temas como segurança alimentar, obesidade, diabetes e aproveitamento total dos alimentos. A próxima edição será no dia 20 de outubro, das 9h às 13h, no auditório da Secretaria de Participação e Parceria, situada à rua Líbero Badaró, 119.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de SP

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda