1 1
Brasileiros consomem poucas frutas e verduras

Frutas e verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam o bom funcionamento do organismo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que pelo menos cinco porções destes alimentos sejam ingeridas pelas pessoas a cada dia.

Porém, no Brasil, segundo uma pesquisa realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde, apenas 18,9% da população consome o mínimo recomendado.

Diante desta realidade, o Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª. Região (CRN-8) promoveu ontem, no Restaurante Popular da Matriz, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, ações de orientação nutricional gratuitas. Na ocasião, o consumo de frutas e verduras foi incentivado e apontado como medida de prevenção de doenças, entre elas diabetes, obesidade, hipertensão, problemas cardíacos e câncer.

“O ideal é que as pessoas façam cinco refeições por dia e incluam frutas e verduras em cada uma delas. Uma dica é consumir frutas no café da manhã e nos lanches da manhã e da tarde. Já as verduras podem ser consumidas no almoço e no jantar. Desta forma, é possível consumir as cinco porções diárias recomendadas”, disse a nutricionista Denise Johnsson Campos Amaral.

Uma opção é consumir as frutas em forma de sucos e as verduras em saladas, refogados, suflês e sopas. Porém, é importante que todos os alimentos sejam frescos e consumidos logo após o preparo, para que não hajam perdas de vitaminas.

Nas frutas, deve-se evitar acrescentar açúcar, creme de leite e leite condensado. Já nas verduras é indicado o uso de pouco sal, azeite e outros temperos, o que torna a alimentação menos calórica.

A preocupação com a variedade também é fundamental. “Para garantir variedade, as pessoas podem procurar fazer pratos coloridos, optando por alimentos verdes, vermelhos, laranjados, roxos, brancos e amarelos”, afirmou Denise.


Fonte: Paraná Online

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda