1 1
Produção de hortaliças desenvolve economia local

Produtores de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Junqueiro, Limoeiro de Anadia e Taquarana estão no APL

Por Victor Brasil

Neno Canuto - arquivo

Produção nos municípios gera renda e emprego

Pensando no desenvolvimento da produção de hortaliças no Agreste alagoano, o governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), desenvolve atividades de apoio ao Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste. O projeto visa ampliar a comercialização, agregação de valor aos produtos e o aumento no número de ocupação e renda dos pequenos produtores da região.

O APL Horticultura no Agreste abrange cerca de 210 agricultores dos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Junqueiro, Limoeiro de Anadia e Taquarana. A produção de hortaliças nessa região é predominantemente desenvolvida por agricultores familiares e tem como características principais o uso massivo da mão de obra e a geração de faturamento regular aos produtores.

Segundo o relatório do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), o programa de apoio aos produtores de hortaliças visa desenvolver ações de marketing e comercialização para os produtos, implantando assistência técnica e extensão rural nos municípios para melhorar e aumentar a produtividade.

Potencialidades


Entre as principais vantagens que incrementam o aumento no plantio de hortaliças na região do Agreste, estão a fertilidade do solo, as áreas com boa oferta de água, mão de obra disponível e a existência de mercado consumidor.

Atualmente, a região produz e comercializa cerca de 90% das folhosas consumidas em Alagoas, fazendo com que o Estado seja autossuficiente nesse segmento, e abastece parte dos mercados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.


Fonte: Agência Alagoas

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda