1 1
Abcsem cresce para atender novas demandas

Com o objetivo de projetar ainda mais o setor e de suprir suas necessidades, a Associação busca novas estratégias para fortalecer suas ações e otimizar resultados

Neste ano em que comemora 40 anos de fundação, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) dá novos passos para ampliar sua profissionalização e para atender às novas demandas decorrentes de seu crescimento e consolidação enquanto entidade de classe. Para isso, passa a contar com um Comitê de Marketing, que tem como objetivos oferecer suporte à diretoria na tomada de decisões estratégicas; viabilizar um estudo de oportunidades e de gerenciar trabalhos internos relacionados com o planejamento, mercado e promoção institucional. Oficializado no primeiro semestre de 2010, o Comitê é composto por associados voluntários com experiência na área de planejamento, comunicação, marketing e de negócios.

O principal foco de trabalho, atualmente, é a revisão do Planejamento Estratégico (PE) da Abcsem, que tem como objetivo alinhar a associação através de uma visão e ações concretas que a levarão a uma melhoria de performance a curto, médio e longo prazos. E, para isto, conta com a consultoria da Fundação Dom Cabral, que auxiliará no processo de implantação de todas as metodologias necessárias e adequadas à realidade da associação.

O Planejamento Estratégico permitirá à Abcsem redefinir seu portfólio de serviços, assim como as principais ações para os próximos quatro anos, visando intensificar os resultados, a velocidade nas decisões e ações, o espírito associativista, foco e alinhamento.

Para somar forças

Além de assessoria técnica de mudas de ornamentais, consultoria de relacionamento institucional, assessoria jurídica, de imprensa e contábil; equipe de assistentes, diretoria e coordenação executiva, a Abcsem passa a contar agora com mais um membro para compor a sua equipe de trabalho.

Thiago Mena, que assumiu o cargo de assessor técnico do segmento de Mudas de Hortaliças, prestará serviços de assessoria e intercâmbio nas relações estabelecidas entre a Abcsem, órgãos do Governo e instituições relacionadas com o setor olerícola, no encaminhamento e acompanhamento dos interesses e na defesa e representação dos associados. A assessoria técnica tem foco na orientação legislativa no que se refere às normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o setor, bem como na difusão do uso da tecnologia de produção e comércio aos produtores e comerciantes de mudas olerícolas, chamados viveiristas.

Extremamente importante para a cadeia – considerando que não existe sucesso da semente com uma muda de baixa qualidade, e vice-versa – o segmento de mudas caminha rumo à sua profissionalização e seu horizonte é bastante promissor.

Diante disto, a Abcsem se preocupa em realizar cursos e treinamentos, como forma de viabilizar o acesso ao conhecimento atualizado e às novas tecnologias do segmento de mudas, necessários para o aprimoramento da gestão técnica e administrativa nos viveiros. No primeiro semestre deste ano, a associação realizou a 4ª. edição de seu mini curso sobre Gerenciamento em Viveiros, focado nos temas de maior interesse em capacitação do setor, como gestão de pessoas, orientações de regulamentação normativa e tendências de mercado.

Por sua vez, em 20 de outubro de 2010, a Abcsem realizará, em Holambra/SP, um Workshop sobre a Aplicação da Tecnologia da Semente à Muda. Com foco no setor de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais, o objetivo do evento é divulgar informações atualizadas sobre o uso da tecnologia pelas empresas de sementes e afins (beneficiamento, peletização, laboratórios de análises, produtores de insumos, etc.) e sua aplicação prática pelos consumidores (viveiristas e produtores). O público-alvo serão viveiristas, representantes do setor sementeiro e afins, e interessados em geral. A programação contará com uma visita a uma empresa de tecnologia de sementes, palestras sobre a importância fitossanitária das sementes nos modernos sistemas de produção; potencialização da herança genética - técnicas de análises para controlar as principais qualidades das sementes e mudas; substratos - caracterização e produção; cuidados e acompanhamento dos fatores-chave na produção de mudas; e por fim, um debate sobre o uso da tecnologia de sementes: qualidade e tratamentos fitossanitários pelas empresas de semente e seus benefícios para o produtor.

É extremamente gratificante a Abcsem estar à frente de um setor que tanto tem contribuído para a economia agrícola brasileira e que só tende a crescer cada vez mais. E a associação, nestes 40 anos de atuação, tem dedicado esforços para viabilizar este processo, fomentando o conhecimento técnico-produtivo e adequando a legislação às necessidades do setor, juntamente com seus inúmeros parceiros.

Mariana Ceratti
Coordenadora Executiva da Abcsem

*Artigo publicado na edição de Agosto/Setembro de 2010 da Revista Cultivar


ArtCom Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso - daniela@artcomassessoria.com.br

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda