1 1
Telados estão prontos para produção de hortaliças em São Luis (MA)

A Ilha de São Luís já está com quatro telados construídos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) prontos para o início do cultivo protegido de hortaliças nos povoados Iguaíba e Pindoba, em Paço do Lumiar; Alto do Farol, na Raposa; e Cinturão Verde, em São Luís.

Os telados são áreas cultiváveis medindo 40m x 50m, com tela de proteção na cobertura (altura de 2,70m nas laterais e 3,50m no centro) e nas laterais. A altura da tela no centro é de 3,5 m e de 2,70m nas laterais, com sistema de irrigação composto por bomba, tubos e microaspersores. A implantação dos telados faz parte do Projeto Cultivo Protegido de Hortaliças Telados, do Departamento de Promoção e Diversificação das Economias Rurais da Sedagro.

O consultor da Sedagro responsável pela instalação dos telados e pela capacitação de técnicos e agricultores, o técnico em Agropecuária e especialista internacional de renome internacional no assunto, Francisco Aliomar Albuquerque, as vantagens do cultivo protegido de hortaliças com a utilização de telas são a redução na perda da produção, a diminuição do estresse das plantas, menor gasto com inseticidas, nutrientes e energia, maior produtividade útil, excelente também para o adensamento e rotação de culturas, bem como menor agressividade ao meio ambiente.

Cada telado vai receber 2.000 pés de pimentão, 5.000 pés de pepino, 10.000 pés de milho híbrido, 5.000 pés de quiabo, e sementes de alface roxo e verde para 20 canteiros de 13m², além de outros insumos como cal corretivo de solo, adubos e fertilizantes próprios para uso em áreas irrigadas. As sementes são híbridas, de alta qualidade e alta produtividade.

Estamos esperando mais rentabilidade com essa nova tecnologia. Vamos plantar com assistência técnica, quando tiver uma praga vamos saber os defensivos para combater e aprender com a experiência dos técnicos. A adubação vai ser química, não vai ser mais pé por pé, disse o presidente da Associação de Cinturão Verde, Edvaldo Rocha Araújo.

Ao todo, estão sendo instalados na Ilha de São Luís 11 telados, sendo três em Paço do Lumiar (povoados Iguíba, Mercês e Pindoba), três na Raposa (povoados Alto do Farol, Cumbique e Vila Boa Esperança), três em São José de Ribamar (polos agrícolas Bom Jardim I e II e Panaquatira) e dois em São Luís (polos agrícolas Cinturão Verde e Cassaco).


Fonte: Governo do Estado do Maranhão

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda