1 1
Mercado de flores é oportunidade de trabalho no Agreste

Gravatá responde por cerca de 80% dos produtores de Pernambuco; os funcionários tiram o sustento da família do plantio das mudas

Da Redação da TV Asa Branca

É neste período do ano que aumenta a produção de flores no Estado, principalmente em Gravatá, no Agreste. As vendas crescem por causa do Dia de Finados. Gravatá responde por cerca de 80% dos produtores de Pernambuco. Os funcionários tiram o sustento da família do plantio das mudas. “A gente tem que trabalhar muito para aproveitar este tempo de tirar a flor”, disse o agricultor Manuel José da Silva.

Em uma das plantações, são quatro hectares de rosas e crisântemos. A floricultura passou a ser referência na economia de Gravatá. Desde então, o plantio no local dura o ano todo. E quando se aproxima uma época como a do Dia dos Finados, por exemplo, a produção fica ainda maior.

As encomendas vêm do Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Paraíba. A floricultura é uma das principais atividades da cidade, gerando empregos diretos e indiretos. São mais de 200 produtores.

“A floricultura vem, atualmente, desempenhando um papel importante na questão da geração de emprego da zona rural, evitando o êxodo rural”, disse o secretário de Agricultura de Gravatá, Aarão Lins.

De uma distribuidora local saem oito tipos diferentes de flores (fotos 3, 4 e 5) para vários estados do Nordeste. O professor de economia Luiz Honorato (foto 5), da Universidade Federal de Pernambuco, coordenou uma pesquisa sobre o mercado de flores na região. “Há demanda, por isso é uma grande oportunidade para a economia de Pernambuco. Hoje, a floricultura carece melhor infra-estrutura e pessoal capacidade para a atividade”, explicou.


Fonte: Pe360 graus

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda