1 1
Aumenta consumo de hortaliças

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde e demonstram isso através de seus hábitos alimentares.

A presença de frutas, legumes e verduras já é rotina na dieta do dia-a-dia. O crescimento da renda média da população também ajudou no aumento de consumo das hortaliças. Em dez anos, a produção brasileira desse setor cresceu quase 7 milhões de toneladas, chegando perto de 20 milhões, segundo o IBGE.

Por trás desse crescimento, além do consumo, aparece ainda o aumento da adoção de tecnologia no campo. O consultor de Relacionamento Institucional da Associação Brasileira do Comercio de Sementes e Mudas (Abcsem), Marcio Nascimento, fala sobre o aumento do valor do mercado de sementes e o crescimento do setor no país.

- Os resultados que foram obtidos no levantamento passado mostraram um valor de mercado de 20% a 30% maior do que no ano anterior. É um levantamento que trabalha com estimativas, pois não existem dados estatísticos disponíveis, mas são estimativas que são produzidas pelo mercado. Isto nos permite dizer que o mercado está em crescimento – afirma.

O consultor da Abcsem avalia que nos últimos 18 a 24 meses, o segmento de sementes de hortaliças vai muito bem e ressalta a utilização de cultivares híbridas como uma das principais razões para esse quadro.

- A utilização de cultivares híbridas está cada vez mais acentuada. Essas cultivares tem um valor mais alto para o produtor. Neste momento há uma conversão do uso de sementes híbridas para a cenoura. Isso faz com que o valor de semente por hectare passa para quase R$ 2 mil – observa.

E também para colaborar com esse crescimento, os supermercados perceberam a importância de investir no segmento chamado de FLV, frutas, legumes e verduras, que traz o consumidor à loja com mais frequência.
 

Fonte: Programa Campo e Lavoura - Rádio Gaúcha

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda