1 1
Especialistas discutem produção sustentável de hortaliças

Promover o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades para o setor olerícola foi o objetivo do Workshop sobre Hortaliças Folhosas no Estado de São Paulo, nesta terça-feira (26), em São Paulo (SP). No encontro, técnicos do Ministério da Agricultura apresentaram o sistema de Produção Integrada (PI) como ferramenta para agregar valor às hortaliças, organizar a cadeia produtiva e oferecer alimentos de qualidade aos consumidores.

No Brasil, o sistema é baseado em boas práticas agropecuárias que garantem alimentos seguros, com monitoramento de todas as etapas de produção, uso de tecnologias e racionalização dos insumos. De acordo com Marcus Vinícius Martins, responsável pela Divisão de Horticultura do ministério, o sistema é aplicado em hortaliças, como tomate de mesa ou industrial, e na batata. A intenção do governo é estender a técnica para produtos como cenoura, cebola e pimentão. Estão em andamento 25 projetos de Produção Integrada, envolvendo hortaliças, frutas, flores, grãos e raízes, em 15 estados brasileiros.

O evento teve também palestras de representantes de parceiros do Ministério da Agricultura, como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, além de sindicatos de produtores rurais.

São Paulo é o principal produtor de hortaliças do país. Em 2009, o Brasil produziu aproximadamente 19,3 milhões de toneladas, com valor total estimado em R$ 20,2 bilhões. As regiões Sul e Sudeste concentram 75% da produção, Nordeste e Centro-Oeste respondem por 25% do mercado.

Fonte: Grupo Cultivar

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda