1 1
Finados: mercado de flores deve crescer 20%
 


Por Elisana Tenório

O mercado de flores começa a dar sinais de aquecimento para o Dia de Finados, que será celebrado na próxima terça-feira, 2 de novembro. Do início da semana até agora, comerciantes de Maceió registraram um aumento de 20% no volume de vendas, apesar da mercadoria ter se tornado, de uma hora para outra, mais cara.

O custo maior também é conseqüência da tradição: o comércio varejista alega que reajustou os valores dos produtos porque também começou a comprar mais caro. “Estamos adquirindo com valores mais altos dos fornecedores e, obviamente, temos que repassar este percentual para o consumidor final”, explicou Maria Valéria dos Santos, que gerencia uma floricultura localizada em Maceió.

Ela estima que o percentual aplicado pelos produtores ficou em torno de 10%.

No entanto, alguns vendedores garantem que o aumento ocorrido esta semana é conseqüência da variação vivenciada no cotidiano deste segmento. “No ramo de floricultura não há preços fixos, pois o varejo tem acesso ao produto através de leilões e isso representa extrema instabilidade de valores”, explicou o vendedor Edílson Lima dos Santos.

Na prática, porém, o consumidor sentiu o aumento no bolso. A aposentada Maria Edivânia dos Santos, 67 anos – que há décadas faz questão de comprar flores para homenagear parentes que morreram – garante que todos os anos acontece a mesma coisa. “Eles aumentam para lucrar mais. É claro, querem faturar em cima da tradição”, reclama.


Fonte: O Jornal de Alagoas

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda