1 1
Projeto pretende tornar a região de Pará de Minas referência na produção de tomate com qualidade

A IHARA, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal e o Grupo Agro, iniciou um trabalho de análise das propriedades produtoras de tomate na região de Pará de Minas, com o objetivo de torná-las referência na produção da hortaliça.

O projeto tem o apoio do laboratório móvel da IHARA, o Planta Forte sobre rodas, que junto com os alunos da UFV fará diagnósticos nas propriedades da região para identificar os principais pontos de melhoria que precisam ser trabalhados para alcançar altas produtividades.

“A ideia deste projeto é tornar a região uma referência na produção de tomate de qualidade, além de desenvolver novos profissionais voltados para o mercado hortifruti. Este trabalho contará com a participação dos alunos de Engenharia Agronômica da UFV, que poderão aproveitar a oportunidade para conhecer o mercado e seus desafios”, afirma o Assistente Técnico da Divisão de Projetos Agrícolas da IHARA, Frederico Gianasi Melo.

Esse projeto da IHARA pretende estimular os alunos a desenvolver projetos que auxiliem os produtores da região a ter melhores resultados e identificar os principais pontos a serem aprimorados em busca de produtividade.

“Com o diagnóstico conheceremos os assuntos que necessitam de solução, e com isso pretendemos criar núcleos de estudo para trabalhar e pesquisar o tema, apresentando uma solução para os produtores. Os alunos desenvolverão trabalhos com soluções aos problemas diagnosticados, com a orientação do Planta Forte sobre rodas e de professores da Universidade”, explica Gianasi.

Os resultados de todos os trabalhos serão apresentados pelos alunos para os produtores e empresários da região para que sejam analisados e aplicados nas propriedades.

Como fruto desta parceria foi realizado, no mês de setembro um Dia de Campo que discutiu o manejo na cultura do tomate, com debates sobre a melhor qualidade do fruto e menor custo de produção. “Neste primeiro contato, pudemos apresentar aos produtores da região de Pará de Minas o trabalho da IHARA e dos parceiros, o que deu credibilidade no projeto em desenvolvimento”, finaliza Gianasi.


Fonte: Grupo Cultivar

 

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda