1 1
Secadora de frutas é lider de pedidos na Embrapa Informação Tecnológica
Cartas, cartas e mais cartas. Desde o final do mês de outubro de 2010, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília (DF), tem atendido pedidos que chegam dos quatro cantos do Brasil, vindos de pessoas que assistiram ao programa de TV Globo Rural, veiculado dia 24 de outubro, em que foi exibida reportagem sobre o secador de frutas artesanal, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba/RJ).

Até o dia 16 de novembro, mais de trezentas correspondências já haviam sido registradas na Unidade, contrariando a média, que, segundo o responsável pelo setor, Wamir Soares, oscila muito. "Recebemos muito mais mensagens por e-mail do que por carta", comenta ele, referindo à quantidade de envelopes em cima da mesa.

Os remetentes, telespectadores do programa, são das mais diversas regiões - moradores da zona rural de Campo Grande (MS), de São José do Rio Preto e, São José dos Campos (SP), Vilhena (RO), Itagema (RJ), Brochier (RS), Porto Calvo (AL), Fortaleza (CE), Mariporã (SP), Morrinho (GO) e por aí vai. Na maioria dos envelopes, apenas pequenos recadinhos elogiando a tecnologia e pedindo o envio do manual impresso.

Mas, não são apenas produtores. A psicóloga mineira de Belo Horizonte, Daiana Andressa Barbosa, por exemplo, justifica o interesse pela tecnologia em benefício da qualidade de vida e na alimentação saudável. "O meu interesse é para consumo próprio, pois amo frutas secas. Não contêm glutén e fazem bem para saúde", explica. "No mercado, muitas vezes estas frutas são caras, o que impossibilita o consumo constante. Acho muito interessante a Embrapa fornecer o manual."

Na entrevista que repercutiu Brasil a fora, a engenheira de alimentos, Regina Nogueira, explica como é simples e barato construir o secador de frutas em casa a partir do uso de materiais comuns. Bastam uma caixa de madeira, bocais de porcelana para lâmpadas de 100 watts incandescentes, um ventilador doméstico, termômetro e outros pequenos acessórios à venda em lojas de produtos elétricos.

"A demanda pela tecnologia surgiu em função das perdas nas propriedades e o secador é uma forma de aproveitar as frutas, reduzindo o desperdício", comenta ela, lembrando que o equipamento foi desenvolvido há mais de dez anos e sempre teve uma repercussão muito boa, principalmente quando aparece na mídia. "Ele pode ser considerado o nosso carro-chefe até hoje", completa.

Na avaliação do pesquisador Félix Emílio Prado Cornejo, co-autor da publicação Manual para construção de um secador de frutas, além de ser fácil de fazer, o produto é ideal para pequenos orçamentos. "Com menos de mil reais, é possível fazer um secador", calcula, referindo-se a outros modelos já prontos disponíveis no mercado que chegam a custar mais que o dobro. Segundo os pesquisadores, o projeto da máquina é de domínio público e não foi patenteado para que tenha seu uso garantido por um número cada vez maior de pessoas.


VÍDEO E MANUAL IMPRESSO


Secadora de frutas é lider de pedidos na Embrapa Informação Tecnológica: DVD - Frutas Desidratadas da coleção Videoteca Rural da Embrapa - Créditos: Livraria Embrapa

Desde o lançamento, em 1993, foram impressos cerca de quinze mil exemplares do Manual para construção de um secador de frutas. A mais recente reimpressão foi de três mil exemplares pela Embrapa Informação Tecnológica.

Além da versão impressa com as instruções sobre a montagem do equipamento (vendida por R$ 4,00 pela Livraria Embrapa), também é possível adquirir o vídeo DVD - Frutas Desidratadas da coleção Videoteca Rural, disponível para a venda na página da Livraria Embrapa, por R$ 25,00.

Para mais informações, é possível recorrer ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, destinado a aproximar a sociedade dos resultados obtidos pela pesquisa desenvolvida em todas as unidades da Empresa.



ONDE COMPRAR

Livraria Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB
Av. W3 Norte (final)
Caixa Postal 040315
CEP 70770-901 - Brasília/DF
Telefone: (61) 3448-4236
Fax: (61) 3448-2494
E-mail: vendas@sct.embrapa.br

ou

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Embrapa Informação Tecnológica
E-mail: sac@sct.embrapa.br


Fonte: Embrapa Informação Tecnológica
 
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda