1 1
Rede social alcança 4 mil usuários na internet em defesa do agronegócio

A rede social do agronegócio RIT DA já é um sucesso (Créditos: Divulgação)

Aberta ao público em abril de 2009, a Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RIT DA) vem tendo um número crescente de acessos e exibições de página dentro e fora do Brasil. Reúne profissionais ligados ao setor agropecuário, com representantes de todos os estados brasileiros e de outros países. Utilizando recursos de web 2.0, tem como objetivo principal proporcionar espaços de discussões e compartilhamento de conhecimento sobre o sistema brasileiro de defesa agropecuária e o cenário em que o mesmo está inserido. Assim, vem facilitando a comunicação entre pesquisadores, docentes, setor privado e agentes de defesa. São quase 400 vídeos, cerca de 3.500 fotos e mais de 100 grupos de discussão disponíveis.
 
A implantação da RIT DA é uma das iniciativas do Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, financiado pelo Fundo Setorial para o Agronegócio (CTAgro) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de contar com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e órgãos estaduais de Defesa Agropecuária, Embrapa Gado de Leite e Embrapa Gado de Corte, alem de outras instituições, inclusive do setor privado. Saiba mais: www.inovadefesa.ning.com.
 
Para o coordenador do Projeto, Evaldo Vilela "a rede é uma iniciativa estratégica para a necessária e efetiva articulação dos empresários, fiscais agropecuários, pesquisadores, professores e estudantes, membros de órgãos de governos e outros profissionais que dependem do êxito da atuação da defesa agropecuária no Brasil. Sua prática de rede social tem possibilitado melhorias no entendimento e na qualidade das normas e da fiscalização, bem como na geração e aplicação de tecnologias inovadoras para a área. A RIT DA tem ainda contribuído para sensibilizar as universidades pelo tema e ampliar a capacitação na área no Brasil, por meio de mestrados profissionais inexistentes antes da RIT DA".
 
Em 2009 a RIT DA foi apontada, pelo site Farmsphere, como uma das 100 melhores redes sociais do mundo sobre "Agricultura, Alimentos e Agronegócios".
 
RESULTADO
Um resultado concreto da atuação da Rede está na criação da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA). As discussões iniciaram na RIT DA em maio 2010 e em agosto um grupo se reuniu na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) para tratar do assunto. Compareceram fiscais agropecuários estaduais e federais (engenheiros agrônomos, médicos veterinários e engenheiros florestais) representantes de vários estados do Brasil e a entidade foi criada.

 
Fonte: Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária
 
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda