1 1
Como age a cobertura morta no solo

A cobertura do solo proporciona diversos efeitos, como na infiltração e retenção de água, estabilização de temperaturas, controle de erosão.

A cobertura do solo proporciona diversos efeitos, como na infiltração e retenção de água, estabilização de temperaturas, controle de erosão. O principal fator que permite a redução da erosão é a proteção contra os impactos causados pelo impacto da água na superfície do solo.

Além disso, a cobertura reduz a velocidade de escoamento superficial da água e contribui para o aumento da umidade em decorrência da diminuição da evaporação de água da superfície do solo e do aumento da quantidade de água infiltrada. Solos com cobertura conservam mais umidade no período de seca do que solos descobertos. Alguns autores relatam que a cobertura do solo além de aumentar o teor de matéria orgânica, aumenta a disponibilidade de P e K trocável  e o teor de C orgânico e Mg.

Do ponto de vista ecológico, a utilização de cobertura morta ou compostos vem se mostrando muito importante. Com o aumento do chamado cultivo orgânico, a cobertura pode-se tornar uma fonte de matéria orgânica e de nutriente muito eficiente.

Entretanto, alguns problemas de excesso de umidade podem ocorrer com cobertura, principalmente em solos de péssima drenagem, o que pode causar anaerobiose e perda de N. Em áreas com alto índices pluviométricos, uma camada grossa de cobertura pode favorecer o desenvolvimento de doenças.

A má aplicação de cobertura também pode trazer efeitos negativos, tanto para a planta quanto para o solo e esses efeito podem afetar direta ou indiretamente na produção.
 

Fonte: Informativo Rural

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda