1 1
Cobertura do solo aumenta produtividade da alface no verão

Devido às altas temperaturas, o cultivo de determinadas espécies de alface apresenta pouca produtividade e qualidade no verão. Para solucionar esse problema, o agricultor pode utilizar a cobertura do solo, uma técnica que visa diminuir as oscilações de temperatura, reduzir a perda excessiva da água na superfície, melhorando o desempenho das culturas de alface.

O estudo "Utilização de coberturas de solo no cultivo de alface "Babá de Verão" em Cassilândia",  divulgado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias, em Pernambuco, constatou que a cobertura do solo com plástico para o cultivo de alface da espécie “Babá de Verão” apresentou gramatura 29,67% a mais que a alface cultivada com o solo descoberto. O estudo, que foi realizado em Mato Grosso do Sul, revelou também que a alface que foi coberta com plástico, teve 6,09 folhas a mais que a alface que foi cultivada descoberta.

Saúde

Segundo o Censo Agropecuário de 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o brasileiro sabe bem dos benefícios que alface proporciona, pois a mesma está em primeiro lugar no ranking das hortaliças mais comercializadas.

A alface é um alimento rico em cálcio, ferro, e vitaminas, principalmente a do tipo A, além de ter um baixo teor calórico. De acordo com o site Alimentação Saudável, a alface pode auxiliar no tratamento de transtorno digestivo, insônia, prisão de ventre, obesidade, transtornos funcionais do sistema nervoso e diabetes.


Fonte: Sebrae

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda