1 1
Queda na exportação de melão prejudica produtores do Rio Grande do Norte


A exportação de melão do Rio Grande do Norte caiu 12% este ano. Com problemas para vender para a Europa, tem produtor em busca de negócios no mercado interno.

O Rio Grande do Norte é o segundo maior exportador de melão do país. O primeiro é o vizinho estado do Ceará. Juntos, os dois respondem por quase 100% do que sai do Brasil para a Europa. Mas nos três últimos anos o setor tem enfrentado uma crise.

“Nós temos até a primeira semana de dezembro uma redução em torno de 14% de melão do Brasil consumido na Inglaterra em relação ao ano passado. Isso é preocupante. A Espanha também reduziu a importação”, disse Francisco Vieira, membro do Comitê de Fitossanidade do Rio Grande do Norte.

Com os negócios externos afetados, o número de empregos diminui. O setor empregou na safra passada 12 mil trabalhadores. Agora, está com menos de 11 mil. Nessa mesma época do ano passado, haviam sido enviadas para a Europa 6,8 mil toneladas. Foram 800 a mais do que agora.

Uma das soluções pode estar no caminho seguido pelo agricultor Ajax Dantas. Em 200 hectares ele tem produzido melão com a mesma qualidade para o mercado externo e interno. Por causa da crise na Europa, ele tem apostado no mercado nacional.

O Rio Grande do Norte é responsável por 30% da safra nacional de melão.

Acesse o link a seguir e confira a reportagem completa sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1397499-7823-QUEDA+NA+EXPORTAOO+DE+MELOO+PREJUDICA+PRODUTORES+DO+RIO+GRANDE+DO+NORTE,00.html


Fonte: Globo Rural
 
 
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda