1 1
Programa de qualidade das hortaliças cresce em 2010

O Pró-Folhosas - Programa de Saneamento da Produção e Distribuição de Hortaliças Folhosas no Distrito Federal (DF) - tem o objetivo de melhorar a qualidade sanitária das hortaliças folhosas produzidas no DF e garantir um alimento seguro aos consumidores. Em 2010, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) orientou cerca de 300 produtores e trabalhadores rurais sobre as diretrizes básicas desse programa e entregou certificado de infraestrutura a seis novas propriedades.

Para receber o certificado Pró-Folhosas, a propriedade deve ter uma infraestrutura adequada para colheita e pós-colheita das hortaliças com higiene, como banheiros para os trabalhadores rurais, fossas sépticas, depósito de agrotóxicos e galpão de lavagem das hortaliças. O certificado garante ainda que o proprietário e seus trabalhadores rurais receberam a capacitação necessária para manusear corretamente as hortaliças e seguir os padrões sanitários exigidos pela Vigilância Sanitária do DF.

Entre os cursos oferecidos dentro do Pró-Folhosas está o curso de Boas Práticas Agrícolas. Mesmo propriedades que ainda não foram certificadas já receberam informações sobre as boas práticas. A intenção é estimular que façam parte do programa Pró-Folhosas, além de orientar sobre como manter as hortaliças sem contaminação, desde o preparo do solo até o transporte e comercialização.

Segundo o coordenador do Pró-Folhosas no DF e gerente Regional da Emater-DF, Antônio Dantas, existem hoje cerca de 48 propriedades em processo de certificação, que têm condições de receber o selo em 2011. “Isso indica um crescimento significativo do programa”, diz. Para ele, o sucesso do programa, em grande parte é atribuído ao consumidor final, que está cada vez mais exigente. “É um ciclo, o consumidor exige no supermercado e os supermercados exigem do produtor. Quem segue a norma vai vender mais e melhor”, explica o coordenador do programa.

Realização

O programa é realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (Seapa), por meio da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal e da Emater-DF e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), por meio das diretorias de Saúde do Trabalhador (Disat) e de Vigilância Sanitária (Divisa). Também apóiam o programa o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) e o Centro de Informação e Assistência em Toxicologia (Ciat), todos vinculados à SES-DF.

Em 2010, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Embrapa Hortaliças passaram a participar do Pró-Folhosas com o financiamento de oito Unidades Demonstrativas de Boas Práticas Agrícolas, que estão em fase final de implantação.
 

Fonte: Rural Centro

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda