1 1
FAO alerta para uma crise alimentar mundial.
26/01 
Nova York - O diretor-geral do órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e agricultura (FAO, em inglês), Jacques Diouf, afirmou em declarações publicadas ontem (25) no jornal japonês Nikkei que o mundo se encaminha para uma crise alimentar que ameaça causar instabilidade política, e é necessário impedir a especulação com o preço das commodities. "Os preços mais altos e voláteis continuarão nos próximos anos se deixarmos de combater as causas estruturais dos desequilíbrios no sistema agrícola internacional", afirmou.

Diouf disse também que o mundo pode estar à beira de outra grave crise alimentar, e que os subsídios e tarifas sobre produtos agrícolas têm um papel importante na distorção do equilíbrio entre oferta e procura. Em um relatório publicado neste mês, a FAO disse que seu índice global de preços alcançou um recorde em dezembro, superando 2008, quando uma alta generalizada no custo da alimentação desencadeou distúrbios em diversos países. Devido a questões climáticas, o preço de vários tipos de grãos pode subir ainda mais neste ano.

Diouf disse que as populações mais pobres serão as mais afetadas, e que isso "irá gerar instabilidade política em países e ameaçar a paz e a segurança mundiais".

As preocupações de Diouf ecoam declarações feitas na véspera pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, no início de seu período como presidente do G-20. O presidente francês cobrou medidas contra a especulação no valor dos alimentos, tomando como exemplo os controles internacionais que já existem nos mercados financeiros.

Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria
 
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda