1 1
Iagro e Inpev lançam Encontro sobre Agrotóxicos dia 2 de fevereiro no Showtec
28/01 
O Showtec 2011 acontece de 1º a 3 de fevereiro em Maracaju/MS e tem entrada gratuita, sendo aberto ao público das 8 às 18h30.

Campo Grande será sede no mês de maio do 9º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional Sobre Agrotóxicos (Enfisa). O evento é uma promoção da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), e acontece entre os dias 23 e 26 de maio na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O lançamento oficial do seminário acontece no dia 2 de fevereiro, às 17 horas, no estande do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev), durante o Showtec 2011 em Maracaju/MS.

Para o lançamento do evento na próxima semana já estão confirmadas as presenças da secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur); do secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel; da diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo; do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Rangel; além de representantes da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda) e do Inpev.

"O que se pretende, em nível de Brasil, é harmonizar todas as ações relativas ao produto agrotóxico. Nos reunirmos para ter uma linha única de conduta, pois temos que proteger a saúde e o meio ambiente", ressalta a fiscal estadual Agropecuária responsável pelo setor de agrotóxicos da Iagro e coordenação do 9º Enfisa, Vera Lúcia Amaral de Oliveira Pereira.

Vera Lúcia lembra ainda que, antecedendo o encontro nacional em Campo Grande, acontecem entre os meses de março e abril os encontros regionais conforme a programação a seguir: Regional Norte (15 a 17 de março em Boa Vista/RR), Regional Centro-Sul (5 a 8 de abril em Porto Alegre/RS) e Regional Nordeste (26 a 28 de abril em João Pessoa/PB). Outros detalhes sobre estes eventos estão disponíveis no site www.enfisa.com.br.

Sobre o evento

Os Encontros Regionais e os Seminários Nacionais sobre Agrotóxicos surgiram em 2002 com o objetivo de harmonizar as legislações e os procedimentos referentes à fiscalização de agrotóxicos de todos os Estados do Brasil. Em 2002 nem todas as Unidades da Federação possuíam a chamada Lei Estadual de Agrotóxicos. Através do Enfisa, os profissionais do Ministério da Agricultura, dos órgãos estaduais de defesa vegetal e das empresas ligadas ao setor começaram a conhecer a situação real em que se encontrava o País no que se referia aos agrotóxicos.

O cenário do setor foi apresentado e desde então vem sendo realizado um trabalho determinado na busca do aprimoramento, no qual os fiscais agropecuários (maioria dos participantes) e os profissionais das indústrias de agrotóxicos e afins têm oportunidade de conhecer e perceber a importância de uma legislação pertinente e aplicável e, especialmente, cumprida.

Durante o ano são realizados quatro eventos: três regionais e um nacional. Os regionais acontecem entre os meses de março e maio, no formato de grupo de trabalho. Os assuntos discutidos são sorteados ou sugeridos pelo Estado em que está sendo realizado. Os eventos nacionais contemplam os temas discutidos nos regionais antecedentes. Ao final de cada edição é produzida uma carta que relata os assuntos tratados e as ações sugeridas. Essa medida facilita a execução das atividades e o acompanhamento das ações.

Serviço

O lançamento do 9º Enfisa acontece dia 2 de fevereiro às 17 horas no estande do Inpev, que estará presente no Showtec com um espaço educativo sobre o "Ciclo de Vida das Embalagens Vazias de Agrotóxicos". Para trabalhar o tema, que também abordará o ciclo de vida das embalagens de uso doméstico, uma série de atividades estão previstas como embalagem ao cesto, "quiz" sobre o descarte de embalagens (de uso doméstico e das embalagens usadas no campo), teatro de bonecos e painéis educacionais e institucionais sobre o assunto. Maiores informações sobre o lançamento e realização do 9º Enfisa pelo telefone (67) 3901-2712.

O Showtec 2011 acontece de 1º a 3 de fevereiro em Maracaju/MS e tem entrada gratuita, sendo aberto ao público das 8 às 18h30. Outras informações pelo telefone (67) 3454-2631 ou ainda pelo site www.fundacaoms.org.br .

Fonte: Portal MS - Notícias - Campo Grande
 
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda