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Gestão de Marketing e Vendas: profissionalismo e inovação

Liderança e atitude empreendedora foram os principais pilares da palestra ministrada pelo consultor organizacional, Tadeu Ohl, sobre “Impacto na Gestão de Marketing e Vendas no Crescimento do Negócio”. Para ele, vendas é o ponto mais preocupante e sensível de toda empresa. “É a partir da venda que tudo começa. Ter clientes que confiam e apreciam o produto e/ou serviço que você entrega é o primeiro degrau de sucesso de uma empresa”, acredita. Porém, após ter passado o desafio de conquistar seus primeiros clientes, toda empresa é lançada num desafio ainda maior: manter o sucesso alcançado. E, para isso, Tadeu alerta que é preciso não se deixar acomodar pelo sucesso, pois, para mantê-lo, se faz necessário inovar e se aprimorar sempre; estar atento aos detalhes de todo o processo; acompanhar a dinâmica do mercado; e estar à frente da concorrência.

De acordo com Tadeu Ohl, devido ao pouco tempo de profissionalização da atividade de produção de mudas no Brasil, “muitos viveiros ainda praticam o marketing e as vendas de forma ‘artesanal’, isto é, as vendas acontecem apenas por força de relacionamento pessoal, amizade, indicação, que apesar de serem excelentes canais comerciais, por si só, não garantirão o crescimento de vendas, de participação no mercado e a sustentabilidade do negócio”. Segundo ele, é preciso pensar na atividade viveirista de forma sistêmica, que inclua todos os aspectos do negócio: mercado, tecnologia, produtos, clientes, vendas, logística e comunicação. Neste sentido, o consultor destaca ainda três pontos importantes que devem ser implantados no negócio:

Esteja à frente de seu negócio: faça-se presente para seus clientes, prospects e também para aqueles que ainda não são seus clientes, mas que você deseja conquistar. Comunique, fale, mostre a sua forma de trabalhar, os seus valores, a sua verdade, aquilo em que você acredita.

Seja simples: seja simples na elaboração, na comunicação e na execução da sua estratégia de marketing. Estratégia é algo que precisa ser de fácil implantação. Estratégias complexas costumam não ser entendidas por toda equipe e, por isso, tendem a ser abandonadas no meio do caminho, depois de consumirem recursos importantes. Talvez, neste ponto, seja válido contar com a ajuda de um consultor especializado que ajude o viveirista a elaborar e implantar estratégias específicas para o seu modelo de negócio.

Não tenha “medo” ou “vergonha” de mudar: mudar sempre é desafiador e traz receios, porém, em um mercado que evolui à velocidade da internet, onde todos se conectam com todos, mudar é a única forma da empresa manter a sua liderança. É preciso ter ousadia para implantar as inovações que o mercado e o cliente exigem. Assim, é possível se tornar um agente participativo, não apenas da cadeia produtiva, mas também da cadeia comercial.  

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