1 1
PALESTRA – Controle Gerencial em Viveiros (José Américo, HFO Consultoria)

De acordo com José Américo Turri, engenheiro agrônomo da HFO Consultoria, o “Controle Gerencial de Viveiros”, tema de sua palestra, está baseado em quatro pilares: Administração Estratégica, Operacional, Processo Produtivo e Pessoas.

O primeiro deles, a administração estratégica, envolve: atividades da administração financeira (contas, fluxo caixa, custo, lucro, etc.); o planejamento estratégico, que estabelece o perfil do produto, quantidade/volume, ciclos, público, entre outros; a programação de produção (volumes mensais, valores variáveis) e aspectos comerciais e de mercado (novos produtos). 

Já a parte operacional, envolve: a definição de tarefas, treinamento e atribuição de responsabilidade ao funcionário; bem como suporte na parte de logística de suprimentos e vendas. Turri destaca que o treinamento é um item muito importante a ser desenvolvido, pois “o perfil atual dos profissionais que temos na área hoje carece de formação, sobretudo, para lidar com as novas tecnologias existentes”.

No processo produtivo, deve ser prevista a melhoria de processos, que busca facilitar o trabalho (ergonomia), aumentar o rendimento de colaboradores e a setorização de culturas. Também há as melhorias técnicas, voltadas à nutrição, fertirrigação, manejo climático, redução do ciclo de produção (o que reduz também o custo de produção). E, por fim, envolve a automação de processos, com irrigação por meio de válvulas e de sistemas de escurecimento.

Segundo Turri, na gestão de pessoas, deve-se primar pela gestão por competências, valorizando os profissionais envolvidos no processo; pela avaliação de desempenho e pela cultura organizacional, buscando resultados individuais e coletivos adequados às expectativas do funcionário e da empresa.  

Para o engenheiro agrônomo, o controle gerencial de viveiros traz inúmeros benefícios, entre os quais: identificação de produtos de baixa rentabilidade; determinação de margem de lucro; estabelecimento de metas e de estratégias para redução de custos; visualização do orçado versus o realizado; análise dos produtos mais rentáveis e determinação das necessidades financeiras para o fluxo de caixa da empresa. 


 
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda