1 1
PALESTRA – Gestão de Pessoas, Cargos e Salários (Raquel Kussama, Grupo RK - Projeto Agromais)
 
Segundo Raquel Kussama, especialista em Recursos Humanos e diretora do Grupo RK – Projeto Agromais, o processo de profissionalização das empresas tem sido uma exigência cada vez maior do mercado e um dos seus pilares é a “Gestão de Pessoas, Cargos e Salários”, tema da palestra proferida pela especialista. 

Entre os fatores que influenciam no sucesso de um negócio está o planejamento estratégico de negócio e de pessoas. Segundo ela, “esquece-se de avaliar se as pessoas que estão dentro da empresa farão parte do processo de crescimento do negócio”, observa. A dificuldade de localização de mão de obra qualificada e especializada, atrelada ao prolongado processo de seleção de profissionais – com duração em torno de 90 dias, podendo se estender até seis meses, em alguns casos – são fatores complicadores.  

Portanto, para Raquel, as empresas devem impulsionar a retenção de talentos, valorizar a cultura e o clima organizacionais. “Empresas que adotam o planejamento necessário têm melhor desempenho e comprometimento dos profissionais com as regras, com a disciplina e a metodologia”, assegura.

No processo de Gestão de Cargos e Salários estão previstas as etapas de:

- Levantamento de dados: negócio, empresa, cargos.
- Descrição de cargos (diferente de instrução de trabalho): como o cargo contribui para a missão do departamento e da empresa.  
- Organograma atual (alinhado ao plano de negócios)
- Política de Remuneração: apenas o salário, participação nos lucros (PL), benefícios e/ou bônus por mérito de alcance das metas. 
- Levar em consideração os critérios do sindicato. 
- Grade de cargos: grau da hierarquia dos cargos na organização 
- Tabela salarial: estabelecer faixas salariais: mínima, média e máxima. 
- Enquadramento salarial
- Procedimentos da administração

A especialista explica que o aumento do salário deve ser feito com base no resultado, no valor agregado. “A porcentagem de aumento não precisa ser igual para todos. A distribuição desta porcentagem poderá ser feita de forma desigual entre os diferentes tipos de cargo, de acordo com a prioridade destes para a empresa. Mas é importante pensar quando o aumento ocorrerá, para que não haja estouro do orçamento com o dissídio coletivo da categoria que ocorre anualmente”, adverte.

Considerando que a empresa é feita por pessoas e que há um significativo custo operacional para formar o profissional e treiná-lo, “a gestão de cargos e salários é uma importante ferramenta de gestão, permitindo aos líderes a retenção de talentos e evolução do comprometimento do funcionário com a empresa”, pondera Raquel Kussama.
 
Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda