1 1
Conab e Inpe trocam experiências sobre monitoramento agrícola

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)  formalizarão um acordo de cooperação técnica para o uso de imagens via satélite na estimativa de área plantada e no monitoramento agrícola. Nesta semana, técnicos das duas instituições debateram aspectos da formalização da cooperação técnica.

Um dos temas em pauta para este entendimento é a troca de metodologias de mapeamento para aprimorar o uso da geotecnologia nas estimativas de safra da Companhia. A Conab  vem utilizando recursos tecnológicos como modelos estatísticos, sensoriamento remoto, posicionamento por satélite (GPS), sistemas de informações geográficas e outros para estimar as áreas de cultivo e prever impactos à produtividade das lavouras desde 2004, por meio do projeto GeoSafras. 

"Com estes recursos, os levantamentos da evolução de área, produção e produtividade têm tido melhor apuração e eficiência, dando maior consistência às estimativas de safra", avalia o gerente de Geotecnologia da Companhia, Tarsis Piffer.  O trabalho conta com  contribuições de diversas instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Joint Research Center (JRC) da Comissão Européia e a Universidade de Maryland, dos Estados Unidos.

 

Fonte: Jornal Entreposto

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda