1 1
Refugiados sírios em SP recebem doações da CEAGESP

O colorido da blusa que aquecia o pequeno Walid Al Nazer, de quase dois anos de idade, que corria entusiasmado pelo salão, simbolizava a gama de alegria e esperança que a criança síria veio buscar no Brasil junto com seus pais e sua irmã após verem sua terra natal sofrer com as consequências da guerra civil que assola o país desde 2011. Walid faz parte dos 2,2 mil refugiados sírios que buscam no Brasil a reconstrução de suas vidas. Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), nos últimos dois anos, o Brasil se tornou o principal destino dos sírios no continente americano.

Buscando contribuir no acolhimento humanitário a essas pessoas, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), através da sua Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU), se uniu ao Instituto Base Gênesis e doou cerca de uma tonelada de alimentos às famílias assistidas no dia 29 de abril.

Segundo o diretor do instituto, Wallyson Santos, a ajuda da CEAGESP é de vital importância, pois permite aos refugiados uma variedade e melhor qualidade na alimentação.

“Esta parceria com a CEAGESP nos deu a oportunidade de diversificar a alimentação dessas pessoas, pois estamos oferecendo a elas mais do que os alimentos secos que já entregamos. Essas doações permitem que os sírios mantenham o hábito alimentar qual estão acostumados, como comer pimentão e pepino no café da manhã. Algo estranho pra nós, mas muito comum a eles”, salientou Santos.

Quando ainda na Síria, Hania Al Khateb realizava seu sonho de infância cursando a faculdade de arquitetura. Devido os conflitos, a jovem teve que abandonar o último ano na universidade para buscar refúgio em um país com enormes barreiras culturais.

Alternando a entrevista entre o pouco do português que dominava e inglês, Hania ressaltou a importância de ajuda como a feita pela CEAGESP. “A gente não tem muitas associações que nos ajudam. Enfrentamos dificuldades por estarmos num lugar diferente de onde viemos. A ajuda do Instituto Gênesis e da CEAGESP com esses alimentos são muito importante pra nós”.

RECEITAS TRADUZIDAS – Para facilitar o intercâmbio dos sírios com a cultura brasileira, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) selecionou dos seus arquivos algumas receitas da culinária feita com ingredientes tipicamente nacionais, os quais foram traduzidas para o árabe. Essa iniciativa – além de integrar os povos – tem como objetivo fazer com que os refugiados aproveitem melhor os alimentos doados no momento de prepará-los.

Os alimentos doados pela CEAGESP aos refugiados sírios fazem parte dos produtos recebidos pelo BCA dos permissionários alocados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), e que beneficiam também cerca de 160 instituições assistenciais da Grande São Paulo e capital todos os meses. Somente no mês de março, foram mais de 152 toneladas de alimentos que beneficiaram 328 mil pessoas.

 

Fonte: Jornal Entreposto

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2019 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda