1 1
Lançamento do Livro Infantil: De onde Vem a Salada? Um apoio da ABCSEM

Livro Infantil: De onde Vem a Salada?

Este projeto tem como principal objetivo a valorização da cadeia produtiva – desde o plantio da semente até à venda do produto final ao consumidor – e o incentivo ao consumo de hortaliças, através da publicação de um livro de rimas ilustrado, intitulado “De onde vem a salada?”, para crianças entre 3 a 8 anos. 
De autoria da engenheira agrônoma e consultora, Mariana Ceratti, sócia proprietária da Projeto Agro, a publicação conta com ilustrações de Luciana Ladeira Vannucchi de Farias, e revisão de estilo e ortografia pela jornalista Marlene Simarelli.

Com a crescente urbanização da sociedade, as crianças têm perdido o contato com a origem dos alimentos. É comum, para as crianças dos grandes centros urbanos, a pergunta “de onde vem” o leite, as frutas, a salada, etc. A maioria não faz ideia de que o leite não “vem da caixinha”, assim como as hortaliças e outros produtos da agricultura que são comercializados nos supermercados.

É importante que as crianças cresçam interessadas no meio ambiente, na natureza e, também, na origem dos alimentos. Saúde e qualidade de vida são temas de crescente interesse geral, porém, a vida agitada da família moderna tem aumentado o distanciamento da população do meio rural e, consequentemente, daqueles dois fatores. Nesse contexto, é de grande importância levar informação às crianças, a fim de despertar seu interesse. Também é fundamental propor à escola e aos pais, atividades que disseminem e estimulem o aprendizado e prática de atividades para uma vida mais saudável.

Orientando as crianças, formar-se-ão futuros cidadãos defensores da natureza, interessados no meio rural, pois o contato com as plantas ampliará seu conhecimento sobre os seres vivos, a importância de preservar o meio ambiente, da produção agrícola, etc. Considerando ainda que as crianças são grandes influenciadoras dos produtos consumidos em casa, torná-las interessadas nos alimentos – sua origem, a importância das cores, de uma alimentação saudável, etc. – pode provocar uma mudança positiva dos hábitos alimentares de toda a família.

Considerando que expressiva parte do tempo das crianças é dedicada às atividades escolares, é fato que a educação escolar constitui-se um pilar fundamental para a formação cultural dos futuros cidadãos. Por isso, trabalhar na escola conteúdos que estimulem o desenvolvimento do interesse das crianças pelo meio rural, pela origem dos alimentos e pelo trabalho envolvido em sua produção, é imprescindível para se alcançar a tão almejada valorização da importância da agricultura para a sociedade.

Com a leitura do livro e a realização de atividades com as crianças nas escolas, espera-se também promover o interesse por uma alimentação saudável e a curiosidade sobre a origem dos alimentos e sobre o meio rural. O projeto foi patrocinado por 08 empresas do setor – Monsanto, Bayer, Sakata, Takii, Enza Zaden, FMC, Electroplastic e Ginegar Polysack – e será distribuído gratuitamente a 20 mil crianças entre 03 e 08 anos de idade. O livro será lançado na Hortitec 2016 (22 a 24 de junho, Holambra/SP) e distribuído aos participantes, no estande da Projeto Agro Consultoria – coordenadora do projeto – e no estande da Abcsem (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas) – apoiadora do projeto.

Leia para uma criança e contribua para a formação dos futuros cidadãos (e consumidores!):www.layoutnet.com.br/clientes/projetoagro/ebook/index.html

Obs.: Este link é acessível apenas via notebooks ou computadores. Proibida a reprodução.

http://projetoagro.com.br/livro-infantil-de-onde-vem-a-sal…/

Busca:
Dólar Compra: 3.3128
Dólar Venda: 3.3148
Euro Compra: 3.7601
Euro Venda: 3.7626
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2017 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda