1 1
Saiba quais são as profissões do futuro no Agronegócio

Uma verdadeira revolução está em pleno andamento no Agronegócio, com uma forte expansão do uso da tecnologia e do conhecimento em todos os segmentos da cadeia. Nesta entrevista exclusiva ao Portal Agrolink, o coordenador do Núcleo de Agronegócios da ESPM-Sul, Ernani Carvalho da Costa Neto, explica como essa evolução está transformando o mercado de trabalho e quais são as “profissões do futuro” no Agro. Confira:

Agrolink –- Quais novos trabalhos estão surgindo com a modernização no agro?

Ernani Costa Neto –- O fenômeno da modernização do setor do agropecuário pode ser observado com características distintas em dois segmentos: dentro e fora da porteira. Dentro da porteira, a mecanização e a adoção de tecnologia vão criar mais postos de trabalho para operar equipamentos utilizados na produção, monitoramento e suporte à decisão na atividade agropecuária.

Antes da porteira, profissionais cada vez mais especializados de diversas áreas serão demandados para disseminar as novas tecnologias aos produtores rurais. Desde os engenheiros que fazem o desenho de um novo equipamento e seus recursos de tecnologia da informação, até pessoal de campo para orientar a utilização das novas tecnologias, serão necessários no futuro para aumentar a produtividade no campo.

Agrolink – Que profissões apontariam como as do "futuro" nessa atividade?

Ernani Costa Neto –- Vislumbro que haverá mais equipes multidisciplinares voltadas às atividades do campo. Além das profissões tradicionais como agrônomos e veterinários, o setor agropecuário deverá abrigar profissionais especializados nas novas tecnologias, tais como o desenvolvimento de inteligência artificial.

Assim como hoje, pessoas das áreas da administração e da economia serão necessárias para avaliar e viabilizar as diversas opções tecnológicas que estarão disponíveis para as cadeias produtivas.

Agrolink – O que os profissionais em formação devem ter em conta na hora de decidir sua carreira?

Ernani Costa Neto –- Principalmente, quem está por decidir sua carreira deve avaliar suas aptidões e preferências pessoais. O setor agro já apresenta muitas oportunidades de carreira e esta situação será ainda mais saliente no futuro em que uma população crescente precisa viver de recursos naturais escassos e finitos. Tal equação vai requerer excelentes profissionais de diversas áreas de atuação, por isso cada um deve buscar aquilo que faça melhor.

Agrolink – O que as empresas (especialmente agro) buscam nos profissionais?

Ernani Costa Neto –- Além dos profissionais que desenvolvem as novas tecnologias, as empresas vão precisar de pessoas que apoiem sua adoção e implementação no campo. O perfil de tal profissional inclui aptidões empreendedoras para inovar nas diversas etapas das cadeias produtivas, superar barreiras culturais e ser persistente, além de ter um sentido de contribuir para uma missão maior de alimentar o mundo e sustentar o planeta.

Agrolink – Qual é o caminho para a melhor preparação para o mercado de trabalho do futuro?

Ernani Costa Neto –- O caminho passa pela profissionalização do setor, em cada etapa da cadeia produtiva do setor agropecuário. A formação de líderes e gestores para aturem no agronegócio é o primeiro passo para pavimentar esse caminho. Estes profissionais serão capazes de transformar o campo do futuro por meio da elaboração de estratégias adequadas e adoção de um planejamento orientado para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis para as empresas no presente. Semear hoje com educação e formação, para colher resultados amanhã.

Sobre o entrevistado: Ernani Carvalho da Costa Neto possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992) e especialização em Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2000). Atualmente é Professor Titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing, coordenando o Núcleo de Agronegócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

 

Fonte: Agrolink

Busca:
Dólar: 3.2612
Euro: 3.8377
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2017 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda