1 1
Agricultores terão ajuda do governo do PR para aumentar produção de tomate

Agricultores familiares de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, solicitaram em dezembro, 17, apoio técnico para a diversificação das pequenas propriedades familiares da região. Eles iniciaram o plantio de tomates em estufas e agora querem intensificar a produção para formar um polo produtor de tomates junto com os municípios vizinhos de Cruzmaltina e Faxinal.

Os produtores reuniram-se em Curitiba com o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, acompanhados do presidente da Câmara Municipal, Sebastião Rodrigues Gomes e do secretário da Agricultura de Borrazópolis, Marcos Paulo Minatel Izzo. Já foram implantadas 45 estufas com tomates e até o final de janeiro de 2010 deverão estar concluídas 60 estufas.

Atualmente, os agricultores estão conseguindo entre duas a três safras de tomates por ano, numa média de 1000 a 1.200 caixas de 23 quilos por estufa/ano. Para 2010 querem ampliar ainda mais o número de estufas, destacou Izzo.

Quase todos os pedidos feitos pelos agricultores de Borrazópolis deverão ser atendidos, disse o secretário Valter Bianchini, porque eles atendem à prioridade do governo do Estado que é o de incentivar a diversificação na pequena propriedade agrícola. Os agricultores da região têm propriedades em torno de três a cinco alqueires cada um e está difícil sobreviver só com o plantio de grãos como soja, milho e trigo, explicou Izzo.

Segundo o secretário municipal, a diversificação com olerícolas, fruticultura e café são alternativas para o pequeno produtor daquela região elevar a renda na propriedade. Bianchini se comprometeu em agilizar alguns instrumentos de apoio para dar o suporte a essa diversificação.

Entre elas, vai solicitar ao Departamento Estadual de Rodagem (DER) que aloque uma patrulha rural para cascalhar os carreadores no meio rural e facilitar o escoamento da produção de tomates para ser comercializada no centro urbano. Também deverá destacar um veículo para incrementar a assistência técnica.

Outra prioridade, segundo Bianchini, é incentivar a organização e o associativismo dos agricultores através de seminários que serão feitos no município. A organização dos agricultores proporciona mais acesso aos instrumentos de comercialização para evitar que os produtores fiquem dependentes dos atravessadores, justificou.

Bianchini se comprometeu ainda em negociar com o prefeito de Borrazópolis o estabelecimento de um convênio onde a prefeitura contrata mais um técnico para atender a demanda de assistência técnica no município e a Emater assume o custeio do funcionário.

O secretário demonstrou satisfação com a iniciativa dos agricultores de Borrazópolis em procurar apoio para a diversificação e sugeriu avanços para potencializar a produção. Entre elas a de alternar o plantio de tomates e morango em estufa para que seja feita uma rotação de culturas e não prejudicar o solo. Outra sugestão é plantar outras variedades de tomates, como por exemplo o pomodoro que tem mais valor de mercado e, por fim, desenvolver um selo de qualidade para diferenciar a produção de elevada qualidade.

Fonte: Governo do Estado do Paraná
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda