1 1
Produção sustentável avança em 2009

A regulamentação dos produtos orgânicos, o diagnóstico das áreas degradadas no bioma Amazônia e o avanço do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) foram alguns dos destaques da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), em 2009. A implantação de projetos pilotos de gestão de microbacias, principalmente na região Sul, e a produção sustentável também foram apontados pelo diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), Sávio Mendonça.

Em entrevista, o diretor adiantou que, em 2010, os projetos de transferência e difusão de tecnologias avançarão para a Amazônia e a região Nordeste. Também serão implantados SPI para as hortaliças, cana-de-açúcar e frutas tropicais em sistema agroflorestal.


1) De que forma o Ministério da Agricultura apoiou a produção sustentável em 2009?

Sávio Mendonça -
Elaboramos projeto de recuperação de áreas degradadas na Amazônia, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Ministério do Meio Ambiente. Encaminhamos a gestão sustentável de microbacias no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Demos início a projetos pilotos para definir normas técnicas de Sistemas Agropecuários de Produção Integrada para trigo, soja, café, amendoim, feijão, frutas e flores tropicais. Ainda, estabelecemos a regulamentação para cultivo de sistema orgânico no País e incluímos nos currículos escolares informações sobre agroecologia.


2) Há também projetos de práticas sustentáveis na Amazônia. Quais são ?

Sávio Mendonça - Estamos finalizando a construção da política governamental de estímulo à adoção de práticas sustentáveis para a Amazônia, com o objetivo de qualificar o agronegócio naquela região a partir da pecuária e agricultura sustentáveis. Também estabelecemos padrões técnicos para que o agricultor possa produzir visando a certificação em sistemas de produção integrada e orgânica, promovendo a geração de alimentos seguros para o consumidor.


3) Quais as atividades previstas para o próximo ano?

Sávio Mendonça – Vamos ampliar a rede de produção orgânica e executar o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia e de Unidades de Referência Tecnológica em Paragominas e Marabá, no Pará, Ji-Paraná/RO, Alta Floresta/MT e Lábrea/AM. Em 2010, continuaremos com a estruturação do sistema de certificação de produtos orgânicos e vamos expandir o fomento ao sistema agroecológico. Também temos como meta avançar em mais dez novos projetos de Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) para a cana-de-açúcar, milho, algodão, hortaliças, guaraná e frutas em sistema agroflorestal e investiremos na capacitação de técnicos extensionistas.

Fonte: MAPA
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda