1 1
Embalagem certa e manejo cuidadoso evitam perdas

Por Fernanda Yoneya

Enquanto as embalagens inteligentes não chegam ao campo, produtores que se preocupam em preservar a qualidade de seus alimentos utilizam o que há disponível no mercado. Na Korin, produtora de morango orgânico em Atibaia (SP) e Cambuí (MG), a colheita é feita em bandejas de plástico. Da bandeja, os morangos vão direto para a cumbuca de plástico, que chega ao consumidor, com manuseio mínimo.

"Antes, o morango colhido era colocado em bandejas de madeira. Testamos, depois, embalagens de poliestireno (isopor), até chegarmos à embalagem pet, com furos para o produto respirar", diz o gerente de negócios agrícolas da Korin, Jarbas Cordeiro de Souza. "É reciclável, higiênica e preserva o alimento."

As cumbucas de morango são colocadas em caixas de papelão, de forma que não se movam durante o transporte e haja danos mecânicos. A Korin produz 120 mil cumbucas de 300 gramas de morango por ano. A empresa também estuda materiais alternativos para embalar frutas e hortaliças. "Vamos testar, no meio do ano, uma embalagem à base de bagaço de cana-de-açúcar. Primeiro em legumes e depois no morango."

Recentemente a Korin também testou uma bandeja biodegradável, à base de amido de mandioca. Com a umidade do morango, porém, a bandeja acaba derretendo, mesmo impermeabilizada. "A principal função da embalagem é, além de chamar a atenção do consumidor, manter a qualidade do produto. Enquanto esses novos materiais não são aperfeiçoados, o plástico ainda é a melhor opção."

Fonte: O Estado de S.Paulo
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda