1 1
Espinafre: o super-herói das hortaliças possui muitas propriedades nutritivas

Vale do Taquari - Pouco conhecido e raramente presente em feiras de hortigranjeiros, de uma maneira geral, o espinafre é considerado um alimento com grandes propriedades nutritivas. É uma hortaliça saborosa, rica em ferro e excelente fonte de vitaminas A e B2, além de fornecer cálcio, fósforo, potássio e magnésio, e é particularmente indicada para pessoas com anemia e desnutrição. Duas hortaliças diferentes são conhecidas como espinafre. O verdadeiro consumido pelo herói Popeye, das histórias em quadrinhos, é originário da Ásia e pertence à família Chenopodiaceae. O outro espinafre, da Nova Zelândia, é facilmente encontrado no mercado brasileiro. Possui folhas triangulares, de cor verde-escuro e pertence à família Aizoaceae.

Nessa cartilha, somente o espinafre da Nova Zelândia será considerado. Acredita-se que o espinafre tenha origem persa e foi introduzido na Europa no século XV. Desde o começo do século XIX, tem sido um vegetal comumente usado nos Estados Unidos. Comer e preparar espinafre é simples e fácil, uma vez que ele é saboroso tanto cru quanto cozido, e pode ser incorporado em muitos pratos.?A versatilidade do espinafre o faz fácil de servir cru em saladas, sanduíches ou como complemento de sopas, carne, peixe e outros pratos. Além disso, contém grande valor nutricional, pois tem poucas calorias e é boa fonte de vários nutrientes importantes, como as vitaminas A e C.

Compra e preparo

O espinafre deve estar limpo, com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento. Não deve ser adquirido quando as folhas estiverem com cor verde-amarelada ou se as folhas e talos estiverem com pontos escuros. O espinafre já higienizado e embalado deve estar exposto em gôndolas refrigeradas. Sempre deve verificar-se o prazo de validade. Depois de comprado, deve ficar pelo menor período de tempo possível fora da refrigeração. Antes de cozinhar o espinafre, lave as folhas em água corrente e escorra o excesso. A água retida nas folhas, em geral, é suficiente para o cozimento. Se necessário, deve se acrescentar pequena quantidade de água, de modo a preservar as vitaminas.

O cozimento deve ser somente pelo tempo necessário para que as folhas murchem e fiquem macias. Caso haja preferência, cozinhe no vapor e use uma panela própria ou improvise com uma peneira colocada sobre uma panela com água fervente. A hortaliça também pode ser usada em sopas, suflês, omeletes. É ótimo como recheio ou acompanhamento de massas, como macarrão, quiche, tortas, pastéis e assados. Folhas bem novas podem ser usadas cruas em salada. Para usar o produto congelado, descongele-o em água fervente com sal ou diretamente durante o preparo de pratos cozidos.

Fonte: O Informativo do Vale

 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda