1 1
Brasileiros economizam água e energia para ajudar meio ambiente

Medidas simples podem ser eficazes na hora de economizar energia e água. Grande parte dos consumidores sabe disso. Além de diminuir as contas no final do mês, reduzir o consumo desses itens também ajuda o meio ambiente. E os consumidores também sabem muito bem disso. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, esses são os principais hábitos adotados pela maioria dos consumidores para reduzir o aquecimento global.

Segundo a pesquisa, 59% dos 2.002 entrevistados em 143 municípios de todas as regiões do País acreditam que economizar água é uma das melhores formas de ajudar o meio ambiente. Para 50%, economizar energia também contribui para evitar o aquecimento global.

Em média, os brasileiros realizam 2,7 ações consideradas sustentáveis. Por outro lado, 10% afirmam que nada fazem para evitar danos à natureza. Desses, 18% têm renda de até um salário mínimo e 17% são da região Nordeste.

Mulheres economizam mais

Na hora de reduzir o consumo de água, as mulheres lideram. Dentre os 59% que têm esse hábito, elas representam 63% desse total.

Segundo o levantamento, realizado a pedido da Fiemg (Federação das Indústrias do estado de  Minas Gerais), ainda dentre os que economizam água, 62% são da região Sudeste e 70% têm renda acima dos 10 salários mínimos.

Compra sustentável

Comprar produtos com embalagens recicláveis e biodegradáveis também está entre as ações sustentáveis dos consumidores. De acordo com o Ibope, 17% afirmam que realizam esse tipo de compra.

Dentre eles, 21% são jovens com idade entre 16 e 29 anos e 22% vivem em regiões metropolitanas. Ainda entre os 17% que realizam compras sustentáveis, 26% tem renda acima de 10 salários mínimos.

A pesquisa revelou também que 11% dos entrevistados dizem que evitam comprar produtos que prejudiquem de alguma forma o meio ambiente.

Deixar o carro na garagem e usar meios de transporte alternativos, como bicicleta, é a opção de 14% dos entrevistados. Na lista, 8% também colocam o transporte público coletivo como uma alternativa de contribuir com o ambiente.

Há os que preferem utilizar carros menos poluentes para evitar a elevação das temperaturas no planeta – 6% dizem que fazem isso.

Outras ações também fazem parte do rol das medidas que os consumidores adotam para ajudar o meio ambiente. Aderir à coleta seletiva de lixo é uma delas e 41% afirmam que o fazem. Plantar árvores (17%) e planejar atividades de lazer que não causam impactos negativos à natureza (2% também fazem parte das ações dos brasileiros.

Interesse

De acordo com os dados, 61% dos entrevistados manifestam muito interesse pelas questões ambientais e esse interesse aumenta de acordo com a renda e o nível de escolaridade. 

Entre os que têm nível superior, 74% se interessam muito pelo tema. O percentual é o mesmo entre os que ganham mais de cinco salários mínimos.

A pesquisa ainda aponta que 33% têm pouco interesse e 5% dos pesquisados afirmaram que não possuem interesse pelas questões ambientais.

Sobre a pesquisa

O Ibope fez 2.002 entrevistas entre os dias 4 e 8 de dezembro do ano passado em 143 municípios do País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O objetivo da pesquisa era o de levantar, medir e analisar o interesse da população brasileira sobres questões ambientais.

Fonte: InfoMoney

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda