1 1
Padronização ainda não existe no setor

Por Leandro Costa

Para o agrônomo do Centro de Qualidade em Horticultura da Ceagesp, Hélio Watanabe, falta à cadeia produtiva da batata-doce uma maior profissionalização. A ausência de padronização das batatas é um dos principais gargalos. "Há hoje muita variabilidade genética. O produtor simplesmente pega a batata-semente e planta. Não há melhoramento", diz. Segundo Watanabe, isso gera mais trabalho e custos, para quem vai comercializar a batata-doce, como é o caso do atacadista José Luiz Batista, que vende cerca de 500 toneladas do produto por ano.

Como fornece para grandes redes de varejo, Batista é obrigado a reclassificar todo o produto que recebe. Ele reclama também das embalagens adotadas no transporte do campo para o entreposto. "Muitos ainda usam caixas de madeira, que causam muitos danos mecânicos e prejuízos",diz.

Batista atribui esses gargalos de desenvolvimento na cadeia ao baixo consumo do produto por parte da população. "Não há cultura de consumo da batata-doce no dia a dia das pessoas, só em épocas específicas, como em festas juninas. Então, como o consumo não cresce, não há incentivo nem exigências de melhoria do manejo da porteira para fora."

Nova variedade. A Embrapa, por meio do programa Biofort, que reúne 11 centros de pesquisa da instituição, está introduzindo uma nova variedade de batata-doce, chamada de beauregard, de origem norte-americana. A nova cultivar foi trazida para cá por meio de um convênio com o Centro Internacional de La Papa, do Peru, e é rica em vitamina A, pois diferentemente das variedades de polpa branca ou creme, esta cultivar tem polpa alaranjada. "Chegamos a essa variedade após avaliar 43 materiais, enviados pelo Peru", diz o agrônomo da Embrapa Hortaliças, Werito Melo. Em breve, a variedade estará disponível a pequenos produtores.

Fonte: O Estado de S.Paulo


 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda