1 1
Agricultores mineiros começam a colheita do morango

Começou a colheita do morango no sul de Minas Gerais. Este ano o tempo ajudou e a produção deve superar as expectativas.

Na lavoura do agricultor André Leme, no município de Senador Amaral, a colheita dos cem mil pés deve render 60 mil caixas, o dobro da produção do ano passado. “No ano passado, começou a chover muito na época da colheita. A lavoura de morango é muito sensível à chuva. Esse ano, está prometendo”, disse.

A experiência no campo fez com que André investisse em túneis e no processo chamado de fertiirrigação. Os pés ficam mais protegidos. “A vantagem do túnel é que evita que a chuva, o orvalho e a geada cheguem direto nas folhas do morango e o orvalho”, explicou o agrônomo Aparecido Venâncio.

O agricultor Ronei Gonçalves adotou as técnicas há três anos. Setenta por cento dos 500 mil pés estão cobertos. Na safra deste ano, ele espera colher 250 mil caixas. Vinte e cinco pessoas trabalham na lavoura.

De acordo com o IBGE, vinte e sete municípios mineiros produzem morango. Vinte deles estão no sul de Minas. A região é responsável por 95% da produção de todo Estado.

O morango é vendido para atacadistas e redes de supermercados de Belo Horizonte, interior de São Paulo e do sul do país.

Minas Gerais produz 55% do morango brasileiro.
 
Fonte: Globo Rural
 

Busca:
Dólar:
Euro:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2020 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda