1 1
Plantas que despoluem

As plantas auxiliam na depuração do ar graças à fotossíntese, isso todos sabem. Mas algumas espécies vegetais tem um papel ainda maior. Além de retirarem o gás carbônico da atmosfera e devolverem o precioso oxigênio, algumas plantas também agem como eficientes despoluidoras do solo, ar e água. Biólogos e engenheiros agrônomos especializados são muitas vezes chamados para auxiliar no projeto paisagístico de áreas públicas, comerciais e industriais com o intuito de minimizar os efeitos nocivos de muitos agentes poluidores.


Salvínia

 

Daremos abaixo exemplos de flores, arbustos, forragens e árvores que são agentes despoluidores cientificamente comprovados.

O girassol (Helianthus laetiflorus) absorve chumbo de solos contamiados. A mostarda (Sinapsis arvensis) é usada para auxiliar a retirada de óleo diesel. A flor-de-tabaco (Nicotina alata) ajuda na limpeza de lugares contaminados por cádmio, ainda muito utilizado em pilhas.


Girassol (Helianthus laetiflorus)
 

O filodendro (Philodendron oxycardium) e a gérbera (Gerbera jamesonii) são capazes de absorver benzeno, utilizado na indústria química como solvente, altamente inflamável. O clorofito (Chlorophytum comosum), a espada-de-são-jorge (Sanseviera trifasciata) e a jiboia (Scinddapsus piclus) capturam o gás formaldeídeo, usado na fabricação de corantes e vidros.


Gérbera (Gerbera jamesonni)

Uma árvore muito eficiente na captura de gás carbônico e outros poluentes liberados por automóveis e tem ganhado destaque em projetos de arborização urbana é a acácia-australiana (Acacia magnum). Entre as espécies aquáticas, destaque para o onipresente aguapé (Eichhornia crassipes), que atua como filtro, livrando o ambiente aquático de elementos que possam prejudicar sua pureza. Além do aguapé, a salvínia (Salvinia sp) e a alface-d’água (Pistia stratiotes) também possuem estas características.


Jiboia (Scindapsus piclus)

O segredo das plantas que ajudam na despoluição é que elas retiram os nutrientes necessários justamente destes elementos poluentes. Cabem aqui alguns alertas: como estas plantas liberam gás carbônico durante à noite, não se aconselha seu cultivo em ambientes sem ventilação. Plantas que agem na limpeza do solo devem ser retiradas após um tempo determinado por um engenheiro agrônomo e depois serem incineradas pois elas armazenam as substâncias que tiram do ambiente poluído.


Fonte: Site Jardinagem e Paisagismo

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda