1 1
Reunião com a SDA busca soluções práticas para os gargalos do setor

Em apenas um mês, a ABCSEM realiza três reuniões com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) na busca de soluções pontuais para os principais problemas do setor

 

Da esquerda para direita: Adriana Pontes, José Guilherme Leal, Inês Wagemaker, Irene Virgílio, Mariana Ceratti e Carlos Kishimoto.

Com o objetivo de propor soluções em conjunto com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para os temas que representam os principais entraves ao comércio de sementes e mudas, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) realizou mais uma reunião com os representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA), Dr. Francisco Sérgio Ferreira Jardim, Secretário de Defesa Agropecuária, e Dr. José Guilherme Leal, coordenador de Programa da Área Vegetal.

Fortalecendo a importância da oficialização da agenda positiva com a SDA, estiveram presentes na reunião, representando a ABCSEM: Adriana Pontes, vice-presidente; Mariana Ceratti, coordenadora executiva; Inês Wagemaker, diretora executiva do segmento de Flores e Ornamentais; Carlos Shogi Kishimoto, diretor executivo do segmento de Sementes; e Irene Virgílio (associada). Também compareceram Paulo Campante (associado) e José Américo Pierre Rodrigues, representando a ABRASEM; além de representantes da direção e coordenação do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA): Dr. Girabis, Dr. Neumar (CSM) e Dr. Hideraldo (CAC).

“Considerando o construtivo trabalho de análise e busca de soluções para os principais entraves de nosso setor, que vem sendo realizado em parceria com representantes do Ministério, acreditamos que a oficialização da criação de uma agenda positiva seria uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação de todos os envolvidos, além de permitir visibilidade às importantes ações e projetos que são acordados em nossas reuniões”, comenta Mariana.

Como continuidade da primeira reunião realizada em 03 de agosto, foi novamente apresentado à SDA um documento contendo os temas prioritários para o setor, classificados por prioridade (gravidade de seu impacto) de acordo com a área do MAPA a que se referem: DFIA, DSV e Interdepartamental (DSV x DFIA x VIGIAGRO).

“A reunião foi bastante produtiva, considerando que o objetivo principal foi a oficialização de uma agenda positiva de reuniões com o Secretário de Defesa e o Coordenador de Programa da Área Vegetal, visando não só à resolução de entraves pontuais, mas também à redução da burocracia documental, não jutisficada do ponto de vista técnico, e que resulta em desestímulo à produção nacional e ao comércio internacional de sementes e mudas”, afirma Mariana.

Dentre os temas da agenda, o primeiro debatido na reunião foi a problemática do setor frente à emissão do Termo de Conformidade das Sementes. Os representantes da ABCSEM e da ABRASEM apresentaram todas as dificuldades do processo de emissão e envio do Termo e refutaram tecnicamente as justificativas do DFIA para a obrigatoriedade do documento. Como resultado da reunião, o DFIA comprometeu-se a propor uma solução factível e exequível no projeto de instrução normativa que regulamentará o setor hortícola. Ainda com relação à norma específica, ficou pré-agendada para a primeira ou segunda semana de outubro a tão esperada reunião entre representantes do setor e do DFIA, para o debate das proposições da consulta pública.

“A vantagem da realização da reunião com a área técnica na SDA é a certeza do compromisso e o respeito aos prazos no cumprimento dos entendimentos definidos. Através destas frequentes reuniões, a Associação permanece junto ao MAPA acompanhando e defendendo os principais temas e, paulatinamente, colhendo resultados positivos na busca de soluções e novas oportunidades que estimulem o crescimento de nosso setor”, conclui Mariana. 


 ArtCom Assessoria de Comunicação
Contatos: (19) 3237-2099
Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso - daniela@artcomassessoria.com.br
 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda