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Alimentação pode tanto salvar quanto colocar o coração em risco

Dieta inadequada é a principal causa das doenças cardiovasculares

A herança genética influencia na saúde cardiovascular, mas os principais fatores de risco são consequências da má alimentação, como colesterol alto e excesso de peso. De acordo com o Ministério da Saúde esse tipo de doença é responsável por 30% das causas de morte no Brasil e já configura um problema de saúde pública.

O diretor do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), Daniel Magnoni, explica que os problemas mais comuns são enfarte do miocárdio, angina no peito, aterosclerose, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e elevado índice de colesterol.

Segundo o especialista, uma dieta equilibrada, aliada aos exercícios físicos, protege o coração e evita o uso de medicamentos.

— Muitos nutrientes, como fitoesterol e ômega 3, encontrados em alimentos, protegem o coração e evitam o agravamento do quadro. Mesmo quando o uso de remédio é indicado, seguir uma dieta adequada é imprescindível para controlar a doença. Em casos menos graves, só com a reeducação alimentar já se obtém resultados positivos — destaca.

A ingestão excessiva de gorduras maléficas ao organismo, como as saturadas, pode ser o maior incentivador da doença cardiovascular. Por outro lado, a ingestão de gordura monoisaturada e poliinsaturada são maneiras eficientes de prevenir esse quadro.

— A gordura monoinsaturada reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e pode estar presente no abacate, nas nozes e sementes oleaginosas, como girassol, gergelim e linhaça. A poliinsaturada, porém, é composta pelos ácidos graxos que diminuem de forma ainda mais efetiva o colesterol ruim (LDL) e pode ser encontrada nos peixes, em óleos vegetais e seus derivados, como margarinas e maioneses.

As escolhas certas:

:: Gorduras Poliinsaturadas (Omega 3 e Ômega 6)
Diminuem o risco de eventos cardiovasculares.

Onde encontrar
Em nozes, castanhas, óleos vegetais, creme vegetal, maioneses e peixes.

:: Fitoesterol
Auxilia na redução da absorção do colesterol dietético.

Onde encontrar
Frutas, legumes, verduras, margarinas enriquecidas, arroz integral, semente de gergelim e de soja.

:: Fibras
Reduzem colesterol do sangue, aumenta saciedade contribuindo para evitar o diabete e a obesidade.

Onde encontrar
Cereais integrais, linhaça, aveia, quinoa, amaranto, hortaliças e frutas.

:: Flavonóide
Permite o fluxo constante de oxigênio, dióxido de carbono e de nutrientes essenciais, evita a formação de coágulos e contribui na redução da pressão arterial.

Onde encontrar
Suco de uva, amora, jabuticaba, mirtilo, cranberry, blueberry, frutas cítricas, chá verde, cacau, alho, cebola, brócolis, orégano, semente de girassol.

:: Carotenóides
Possui ação preventiva nos estágios iniciais da formação de placas de gordura.

Onde encontrar
Tomate maduro, melancia, mamão, manga, goiaba, cenoura, abóbora, açafrão, páprica, pimenta vermelha.


Fonte: Site Bem-Estar

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