1 1
MDA seleciona empreendimentos da Agricultura Familiar para feira internacional

Agricultores passarão por processo seletivo para participarem da BioFach 2010

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá selecionar, através de um processo seletivo, 20 empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com produtos orgânicos para participar da BioFach 2010, considerada a maior feira internacional de negócios deste setor. A chamada de seleção está aberta até 13 de dezembro. A Feira acontece de 17 a 20 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha.

Segundo informações do MDA, durante a BioFach realizada neste ano, 10 empreendimentos do setor representaram o Brasil, o que gerou um volume de negócios de U$ 1,28 milhões. A próxima edição será a primeira a contar com um processo seletivo feito pelo Ministério para os agricultores familiares, mas já é o oitavo ano em que o MDA apóia a participação de representantes desse setor na feira internacional.

“É uma boa oportunidade para mostrar ao Brasil a força da nossa agricultura familiar que trabalha com produtos orgânicos, ao mesmo tempo em que temos a possibilidade de abrir mais portas de negociações no exterior”, observa o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini. Ele aponta que a Fetaesp há anos realiza cursos e atividades de capacitação para agricultores familiares do segmento orgânico. “Procuramos levar conhecimentos aos trabalhadores do setor orgânico justamente porque esta é uma área da agricultura que está, cada vez mais, ganhando espaço na mesa dos consumidores”, pontua. Todos os produtos orgânicos brasileiros que estejam presentes na BioFach têm certificação reconhecida na Comunidade Européia. Em novembro de 2010, uma edição latina da Feira será realizada em São Paulo.

O PROCESSO

A seleção terá critérios como, por exemplo, ser um empreendimento da agricultura familiar formalizado, atuar no mercado internacional ou ter condições e escala para fazê-lo, além da exigência de produtos com um nível adequado às premissas de apresentação para comercialização no mercado estrangeiro, bem como estar de acordo com a legislação sanitária e agrícola da Comunidade Europeia.

Para os selecionados, o MDA informa que será ministrada, em janeiro, uma oficina de qualificação que pretende abordar temas como apresentação das políticas do MDA de apoio à comercialização, legislação brasileira dos orgânicos, conjuntura internacional deste mercado, abordagem específica de comercialização, panorama da BioFach em Nuremberg, o comportamento do expositor frente ao cliente/comprador, entre outros.

Fonte: MDA
Giuliano Martins/Luana Sanches (Departamento de Comunicação Fetaesp)

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda