1 1
Ceasa Campinas completa 40 anos de abastecimento

(Crédito: Luiz Granzotto)

A Ceasa Campinas completa em março quatro décadas de existência, uma trajetória que começou antes da sua fundação em 1975 com a distribuição de hortifrutigranjeiros improvisada, com produtos espalhados pelo chão, em caminhões, embaixo de lonas ou ainda em locais que não comportavam um volume atacadista.

Durante estes 40 anos, a Ceasa desenvolveu importantes ações sociais e de segurança alimentar, e chega a esta data esbanjando vitalidade e modernidade. Uma vanguarda de comércio atacadista reconhecida nacionalmente. São quatro décadas de esforço, dedicação e empenho marcadas em sua história.

A história da Centralização do abastecimento em Campinas teve seu começo muito antes da inauguração da Ceasa em 10 de março de 1975. É um Mercado marcado por momentos fascinantes, pessoas extraordinárias e amizades sinceras.

A herança histórica do entreposto faz referência ao Mercado Municipal da Cidade, o Mercadão, Mercado Velho ou Mercadão Velho. Foi o primeiro centro de comercialização organizado em Campinas, que no dia 12 de abril de 2008, completou um século de existência.

Em 1905, quando o Mercadão foi projetado, sua localização foi estrategicamente planejada: deveria estar numa região de fácil acesso aos produtores vindos dos sítios e regiões mais distantes; daí o fato de ter sido construído numa área que delimitava o perímetro urbano e rural, tornando-se importante ponto de encontro dos moradores da cidade e do campo, principalmente aos domingos.

Em 1971 foi instalado no Jardim do Lago o Centro de Abastecimento provisório- CEAB (conhecido como Ceasinha), que reunia condições físicas mais favoráveis ao trabalho dos comerciantes e produtores, pois diferentemente do Mercado Municipal, dispunha de uma área maior e galpão aberto.

A Inauguração da Ceasa Campinas se deu em 10 de março de 1975, quando todos os comerciantes, vindos do Mercadão e Jardim do Lago, puderam se instalar no novo local.

O Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais foi criado em 21de julho de 1993, a partir da fundação da Associação dos produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas – APROCCAMP.

Estas novas instalações foram inauguradas em fevereiro de 1995 numa área de 18.872 m². Com a ampliação ocorrida em 10 de julho de 2000, o mercado alcançou a área de 29.900 m², com infraestrutura adequada aos usuários e clientes: sanitários, restaurantes, lanchonetes, telefones públicos, etc.

Ceasa Transformadora

A Centrais de Abastecimento de Campinas tem pautado suas ações na responsabilidade e preocupação social, além de inovar na busca de tecnologia e excelência no seu ramo de atuação. Durante o ano de 2013 e 2014, foram realizadas ações de Inclusão digital, responsabilidade Social, revitalização de pontos importantes da cidade de Campinas, como o Complexo Miguel Vicente Cury e o Ouro Verde, Inovação Tecnológica e Ações de incentivo à agricultura familiar destinando módulos de comercialização para ocupação da agricultura familiar e o Incentivo a prática de Alimentação Saudável.

Além disso, participou de Feiras e Congressos Internacionais, como a ABRACEN em 2013, a APAS 2014, o Encontro da Federação Latino-americana de Abastecimento (Flama), a 27ª Conferência Internacional da WUWM (World Union of Wholesale Markets) – União Mundial dos Mercados Atacadistas e o Terceiro Fórum Nacional de Agronegócio. Este ano, a cidade de Campinas e a Ceasa sediarão o Congresso Internacional da WUWM, que será no Brasil.

Fonte: Comunicação da Ceasa Campinas

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda